Sicoob conquista nota máxima em classificação de crédito da Fitch Ratings

Avaliação da agência global, uma das três maiores do mundo, reflete a solidez financeira e a gestão eficiente da cooperativa.

Agência Sicoob em Foz do Iguaçu. Foto: Divulgação.

O Sicoob conquistou a nota máxima em classificação de crédito da global Fitch Ratings, uma das três maiores agências do mundo. A cooperativa financeira teve a sua nota elevada para Triple A (AAA), o mais alto grau atribuído por instituições.

Significa que o Sicoob possui solidez financeira, gestão eficiente e responsabilidade na condução e oferta de serviços e soluções. Também reforça a confiança dos cooperados e do mercado nas operações realizadas pela cooperativa.

Em sua avaliação, a Fitch Ratings destacou a manutenção de sólidos indicadores financeiros e sua atuação em um ambiente operacional estável e sustentável. E reconheceu o modelo cooperativo do Sicoob como diferencial que o permite ampliar escala, gerar receitas e manter captações estáveis de depósitos.

A análise criteriosa feita pela agência é baseada principalmente em eixos como liquidez, governança e capacidade de gestão de riscos. O reconhecimento com o conceito Triple A consolida o Sicoob entre os principais players no mercado financeiro.

“Como parte dessa conquista, entendemos que ela reflete o compromisso do nosso modelo de cooperativismo financeiro, que busca promover justiça financeira”, afirma o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Três Fronteiras, Dimas Bragagnolo. “A nota máxima da Fitch Ratings é mais um indicador demonstrando a solidez do Sicoob”, reforça.

Crescimento sustentável e seguro

O diretor de Riscos e Controles do Sicoob, Rubens Rodrigues Filho, avalia que essa conquista representa a prática dos mais altos padrões de governança corporativa, resiliência operacional e solidez patrimonial. E enfatiza o crescimento sustentável da cooperativa. “Esse reconhecimento reflete o sucesso de nossas estratégias de gestão de capital.”

Ele também menciona as decisões adequadas para a “mitigação de riscos, que nos permitem atender às demandas de um mercado exigente e assegurar nossa capacidade de adaptação e inovação em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e competitivo”, conclui.

Informações: Assessoria.

Sair da versão mobile