Mais de 1,5 mil torcedores do Atlético Mineiro chegam na próximo quinta-feira, 28, em Foz do Iguaçu e devem ficar dois dias na fronteira (entre Foz e Puerto Iguazú na Argentina) e seguem em 37 ônibus para Buenos Aires para assistir a final da Libertadores da América contra o Botafogo no Monumental de Núñez no próximo sábado, 30.
Não haverá qualquer tipo de conflito com a torcida adversária que optou entrar na Argentina pela fronteira de Uruguaiana (RS).
O secretário de Turismo, André Alliana, já conversou com a Polícia Rodoviária Federal (PRF)e a Polícia Federal (PF) para garantir o translado dos 37 ônibus na aduana integrada na Ponte da Fraternidade.
Os mineiros se reúnem em Belo Horizonte e vão viajar mais 1.474 quilômetros até Foz do Iguaçu e mais 1.825 quilômetros até a capital argentina. A saga dos integrantes de 23 torcidas organizadas do Galo, entre ida e volta, soma 6.598 quilômetros. Os mineiros partem na quarta-feira, 27, da capital de Minas Gerais.
Em Foz do Iguaçu, os mineiros vão pernoitar na quinta-feira (28 em hotéis de 2 a 3 estrelas, vão atravessar a fronteira e pernoitar na sexta-feira (28) e depois seguem na madrugada de sábado para Buenos Aires. O jogo está marcado para às 17h (horário de Brasília) no estádio argentino.
O retorno para a fronteira, com o título ou não, será no próprio sábado com pernoite no domingo em Foz do Iguaçu e chegada em Belo Horizonte na terça-feira, 3 de dezembro.
A torcida botafoguense optou por entrar na Argentina, via Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, e vão percorrer 5.134 quilômetros entre ida e volta.
Para receber tamanho os mineiros, a PRF vai garantir a segurança e a PF o trâmite de imigração até a Argentina.
Adilson Borges (Foto: Atlético-MG/Divulgação)