O Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada informou que as últimas quatro pistolas desaparecidas do 33º Batalhão de Infantaria Motorizado (33º BI Mec) foram localizadas e recuperadas. A ação foi realizada após uma denúncia anônima e o ajuste estratégico do posicionamento das tropas envolvidas na Operação Ágata, em atuação na Região Sudoeste do Paraná.
A operação contou com a colaboração entre o Exército Brasileiro e a Polícia Militar do Estado do Paraná, resultando na descoberta dos armamentos escondidos em uma área desabitada na zona rural de Santo Antônio do Sudoeste.
Na última terça-feira (19), cinco armas foram encontradas em Espigão Alto do Iguaçu e um homem foi preso na ação. Segundo o Exército, ele não é militar. Ainda não há informação sobre como as armas foram retiradas do batalhão. As armas estavam na Reserva de Armamento do Batalhão e o furto foi percebido no domingo (17). Um Inquérito Policial Militar foi aberto para apurar o caso.
Em nota, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada reforçou que o episódio é considerado inaceitável e reiterou seu compromisso com a segurança da sociedade brasileira. O Comando também afirmou que, após a conclusão do Inquérito Policial Militar, os responsáveis pelo incidente serão identificados e apresentados à justiça, para responderem conforme a legislação vigente.