Estudantes do Brasil, Paraguai e Argentina tem um encontro marcado de 25 a 30 de novembro no Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu. Durante a 13ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciências), integrada ao Festival Iguassu Inova, eles terão a oportunidade de apresentar ideias criativas e inovadoras e contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências.
Ao todo, 404 projetos serão expostos por alunos do ensino infantil, fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas nacionais e internacionais. A novidade desta edição é a realização da feira em três modalidades, a FIciências Kids, FIciências Junior e FIciências Jovem.
Marcam presença estudantes de 10 estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Amazonas e internacionalmente dos países vizinhos. Os trabalhos são voltados para as áreas de ciências exatas, ciências humanas, ciências da saúde, ciências biológicas, ciências agrárias, ciências sociais aplicadas e engenharias.
O público em geral que participar do Festival Iguassu Inova poderá visitar e conhecer de perto os projetos da FIciências nos dias 27 e 28 (quarta e quinta-feira). É necessário realizar a inscrição, que é gratuita, por meio do site www.festivaliguassuinova.com.br. Na segunda-feira (25), o dia será dedicado para que os estudantes e os orientadores realizem o credenciamento e montagem dos estandes e na terça-feira (26), para avaliação dos trabalhos. A cerimônia de premiação ocorre na manhã da sexta-feira (29).
Na FIciências Kids vão ser expostos 65 projetos de professores e alunos do ensino infantil e ensino fundamental I — com destaque para a presença da Escola Indígena Arandu Renda de Itaipulândia/PR. Já as descobertas científicas dos estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental II serão apresentadas em 31 trabalhos na FIciências Junior.
Na FIciências Jovem o destaque será para 308 projetos desenvolvidos pelos alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, sob orientação dos professores. Nessa modalidade serão reconhecidos com troféus e medalhas os três melhores trabalhos apresentados pela classificação geral e os três melhores trabalhos em cada área de conhecimento, além premiações técnicas, aclamação popular e passaportes para feiras afiliadas.
Hackateens — A 13ª edição da FIciências também contará com a realização do Hackateens, maratona de inovação que tem como objetivo o desenvolvimento de aplicações e soluções inovadoras nas áreas de ciência e tecnologia conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Vão participar 30 projetos de estudantes do ensino médio com o tema ODS 13 Ação Contra a Mudança Global do Clima e o desafio de “Como combater/mitigar os efeitos emocionais/psicológicos, causados pelas consequências oriundas das mudanças climáticas?”. A maratona premiará, em dinheiro, os integrantes das equipes responsáveis pelos três projetos mais bem classificados.
Realização — A FIciencias 2024 é realizada pelo Itaipu Parquetec e pela Itaipu Binacional, com patrocínio da Fundação Araucária e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Seis universidades são apoiadoras da feira: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).
Acompanhe a programação — A programação completa da Ficiências 2024, com horários, poderá ser acompanhada por meio do link: https://ficiencias.org/programacao/ (Instagram: @ficiencias_) e do Festival Iguassu Inova em: https://www.festivaliguassuinova.com.br/ (Instagram: @festivaliguassuinova).
Informações: Itaipu Parquetec