A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná, deflagrou na manhã dessa quinta-feira (14), a Operação Santa Helena, que visa combater o tráfico de drogas e desmantelar uma rede criminosa que atua no município e nas regiões adjacentes. De acordo com a PF, a ação mobilizou 80 policiais para o cumprimento de 11 (onze) mandados de busca e apreensão e 6 (seis) mandados de prisão temporária.
A operação é resultado de cinco meses de investigação, onde foi identificado um grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas, com sede em Santa Helena e alcance em outras localidades. O caso teve início após uma apreensão em flagrante de um casal e 300 kg de maconha. Desde então, já foram apreendidos de mais de 3.000 kg de maconha, além de 10 (dez) prisões em flagrante relacionadas ao transporte de drogas.
Chamou atenção que o núcleo principal da quadrilha era composto por vizinhos e a ação policial praticamente “fechou” a rua onde os investigados residiam. Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de entorpecentes e associação criminosa.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná é composta por equipes da Polícia Federal, Batalhão de Polícia de Fronteira da PMPR, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Nacional de Políticas Penais.