A Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu promovem nesta terça-feira (5) o 1º Fórum do Programa Mais Ideb nos municípios lindeiros, a partir das 13h30, no Centro de Eventos Silom Schimidt, no Balneário de Santa Helena. São aguardadas para o evento cerca de 700 pessoas, entre professores(as) e equipes pedagógicas das escolas municipais integrantes do programa. Haverá também transmissão on-line em:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O objetivo do Mais Ideb é melhorar o processo de ensino e aprendizagem na rede pública municipal por meio de material de apoio e formação para os profissionais da educação, atendendo ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável de número 4 (Educação de Qualidade). O investimento de Itaipu no convênio, com duração de um ano, é de R$ 24.295.988,00 com contrapartida de R$ 619.000,00. A gestão pela Binacional é da Diretoria de Coordenação.
Programação
Às 14h15, haverá a apresentação “Programa Mais IDEB no território: conquistas e avanços”, e às 15h, palestra com o professor. Dr. Albino Szesz Junior sobre “O poder transformador da tecnologia e da educação”. O encerramento está previsto para as 16h30, com coffee-break.
Convênio
O convênio abrange todos os alunos e alunas do 1º ao 5º ano das escolas municipais dos 16 municípios lindeiros, num total de 34.926 estudantes, além de 3.949 professores e professoras das turmas participantes. Os materiais distribuídos são da coleção “Aprova Brasil”, da Editora Moderna, e compreendem apostilas de Língua Portuguesa e Matemática, e diversas obras literárias da coleção “Território da Leitura”.
Continuidade
Há uma grande vontade das escolas e secretarias de educação dos municípios pela continuidade do programa com a intenção de potencializar os resultados na próxima avaliação do IDEB, prevista para 2025. A conveniada está trabalhando em uma nova proposta de convênio para apresentar à Itaipu e dar continuidade ao trabalho no ano que vem.