Fundada em 1984, a Associação Cristã de Deficientes Físicos de Foz do Iguaçu (ACDD), vai comemorar os 40 anos de história com um grande encontro entre alunos, familiares e colaboradores, na próxima sexta-feira (08), no Hotel Recanto Cataratas Resort. O evento terá início às 18h30 e deve reunir cerca de 400 pessoas, incluindo antigos professores e diretores que contribuíram para o fortalecimento da instituição.
“Será uma festa da ‘casa’. Nada mais justo do que celebrarmos esta data com todas as pessoas que fazem parte da nossa história”, explica a presidente da instituição, Neide Florêncio.
Referência no atendimento educacional especializado, a ACDD atende cerca de 130 alunos com deficiência física neuro motora associada a múltiplas deficiências. A escola tem por objetivo possibilitar o pleno desenvolvimento das potencialidades dos alunos com deficiência, promovendo sua autorrealização, integração social, independência e melhoria da qualidade de vida.
Saúde
Além do trabalho pedagógico, a ACDD oferece atendimento técnico nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, assistência social e terapia ocupacional para a rede SUS, através de convênio com o Município.
Em 2022 a instituição inaugurou o Centro de Atendimento Complementar a Saúde, que realiza em média, 600 atendimentos por mês. “Os atendimentos técnicos são de extrema importância para essas pessoas, com sequelas de paralisia cerebral, mielomeningocele, hidrocefalia, microcefalia e algumas síndromes, patologias altamente comprometedoras da mobilidade dos indivíduos”, explica a presidente.
Reforma e ampliação
Atualmente, ACDD passa por um momento muito importância de sua história com as obras de reforma e ampliação da sede (localizada na Rua Mandaguari nº 295, no Bairro Jardim Santa Rosa). Com as melhorias, será possível ampliar o número de atendimentos e a oferta de serviços prestados. A obra, avaliada em R$ 3,2 milhões, está sendo custeada com recursos da Itaipu Binacional e deve ser finalizada em setembro de 2025.
Subvenção
Para manter os atendimentos, a ACDD possui convênios de cooperação técnica e financeira com a Secretaria de Educação Especial do Paraná (SEED) e com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através das Secretarias de Saúde e Educação. Os recursos próprios vêm de doações espontâneas, Instituto Mão Amiga (captação de recursos através da conta de luz) e do Programa Nota Paraná.
Histórico
A Associação Cristã de Deficientes Físicos foi fundada em 31 de julho de 1984, pela senhora Geni Hack Cardozo, falecida em 2021. A ACDD é uma instituição não governamental, mantenedora da Escola Cristian Eduardo Hack Cardozo, Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais na Modalidade Educação Especial. O nome da escola é uma homenagem ao filho da fundadora, que faleceu aos 17 anos, vítima da patologia denominada distrofia muscular progressiva.