Wonder Park Foz vai homenagear pacientes da Unican em celebração ao Outubro Rosa

Mulheres em tratamento contra o câncer de mama e algumas que já venceram a doença vão ter um dia de turista e muitas surpresas.

Pacientes da Unican serão homenageadas no Wonder Park Foz. Fotos: Divulgação assessoria.

No próximo dia (16), o Wonder Park Foz abre suas portas para um grupo de 50 mulheres atendidas pela Unican – União Iguaçuense de Apoio às pessoas com Câncer. As convidadas estão em tratamento contra o câncer de mama, enquanto algumas já venceram a doença, celebrando suas histórias de luta e superação. O evento também vai marcar os 14 anos da instituição, que serão completados no dia 12 de outubro.

A convite do atrativo turístico, as pacientes vão ser recebidas com um coquetel na hamburgueria temática “Bonnie`s Burguer, a partir das 18h, e depois seguem para a visita ao Movie Cars e o Show das Águas. Os dois atrativos do complexo. Ao fim do passeio, está prevista uma surpresa guardada a sete chaves e que promete emocionar as convidadas. “Queremos eternizar esse momento de alegria na memória dessas pessoas que simbolizam a luta e a resiliência no enfrentamento a essa batalha tão difícil contra o câncer de mama”, afirmou Leonardo Tiano, diretor de Comunicação do Wonder Park Foz.

Sobre a Unican
A Unican (União Iguaçuense de Apoio às Pessoas com Câncer) desempenha um papel fundamental no suporte a pacientes em tratamento oncológico em Foz do Iguaçu e mais sete cidades da região, além dos brasiguaios. O paciente ou a família geralmente passam por uma avaliação socioeconômica, onde são considerados fatores como renda familiar, condições de moradia e acesso a outros serviços de saúde. É necessário realizar um cadastro junto à Unican, apresentando documentos pessoais, além do laudo médico e comprovantes de renda e residência. O critério principal é a atenção aos pacientes em situação de vulnerabilidade social encaminhados pelo SUS.

A entidade também mantém uma casa de apoio em Cascavel. “A maioria chega até aqui através do encaminhamento pelo Hospital Costa Cavalcanti. As casas funcionam como um ponto de apoio também para os acompanhantes dos pacientes que vêm de longe, já que oferecemos refeições e até pernoite para essas pessoas”, pontuou Rogério Ciusz, presidente da Unican.

Contribuição social

Atuando desde 2010, a entidade oferece não apenas assistência material, como cestas básicas, suplementos e medicamentos, mas também empréstimo de perucas para pacientes em tratamento quimioterápico, suporte emocional e orientação para os doentes e familiares. Uma forma de garantir que os pacientes tenham acesso ao tratamento e alimentação adequados e que suas necessidades, muitas vezes ignoradas, sejam atendidas de forma humanizada.

Ao mês, passam pela Unican em Foz, em média, 120 pacientes. São crianças, mulheres e homens em tratamento contra vários tipos de tumores.

Prevencão
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e também um dos que mais causam mortes. No entanto, o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, com taxas de até 95% quando descoberto nos estágios iniciais. A prevenção envolve o autoexame regular, a realização de mamografias anuais a partir dos 40 anos, e a adoção de hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas. Ficar atenta aos sinais e sintomas, como nódulos ou alterações no formato dos seios, é essencial para um tratamento mais eficaz.

Um dos pilares da Unican é a conscientização. A instituição realiza campanhas educativas e de prevenção, especialmente durante o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, promovendo exames preventivos e palestras sobre a importância do diagnóstico precoce. Além disso, a entidade organiza eventos para arrecadação de fundos, cujo objetivo é garantir a continuidade dos serviços prestados gratuitamente à população mais vulnerável.

“O trabalho da Unican é um exemplo de como a solidariedade e o apoio comunitário podem fazer a diferença na vida de pessoas que enfrentam o câncer e, portanto, qualquer ajuda importa muito”, ressaltou o presidente da entidade.

A casa também recebe recursos através de emendas parlamentares da Câmara Municipal que ajudam a arcar com os custos com os funcionários e serviços prestados. Para o presidente da Unican, oferecer momentos de descontração também faz parte da terapia de cura dos pacientes. “Essas ocasiões de alegria e lazer são boas para todo mundo, mas para quem está passando por um problema de saúde têm um valor muito maior. É um convite que recebemos do Wonder Park e ficamos muito felizes em ter lembrado da gente. Vamos fazer de tudo para que seja maravilhoso para nossos pacientes”, finalizou Rogério Ciusz.

Informações: Assessoria Wonder Park Foz

Sair da versão mobile