Após fiscalização, duas clínicas de estética em Foz e Medianeira são fechadas por irregularidades

Polícia Federal, Vigilância Sanitária e Anvisa encontraram medicamentos sem registro, exercício ilegal da medicina e desrespeito com as normas sanitárias.

Medicamentos sem registro. Foto: Polícia Federal.

Policiais Federais, servidores da Anvisa e Vigilância Sanitária de Foz do Iguaçu e Medianeira realizaram a fiscalização, nesta terça-feira (08). Durante a fiscalização em uma clínica, situada na região central de Foz do Iguaçu, uma profissional de saúde executava procedimentos estéticos invasivos sem possuir capacitação para tanto. Ela e a dona do estabelecimento foram conduzidas à Delegacia de Polícia Federal para lavratura de termo circunstanciado de ocorrência pelo crime de exercício ilegal da medicina. Além disso, a clínica foi interditada pela Vigilância Sanitária Municipal de Foz do Iguaçu.

Em Medianeira/PR, as equipes constaram que a clínica vistoriada funcionava sem o respectivo alvará e também havia descarte inapropriado de material contaminante. Foram lavrados autos de infração pela Vigilância Sanitária daquele município.

De acordo com a Polícia Federal, é preciso ficar atento sobre o trabalho realizado nessas clínicas. “É importante verificar a legalidade das clínicas de estéticas e da capacitação dos profissionais que atuam nesse ramo antes de realizar qualquer tipo de procedimento, devido ao risco à integridade física dos pacientes. Por isso, os órgãos de fiscalização e controle estão abertos para receber denúncia sobre qualquer tipo de irregularidade e atuação ilegal de estabelecimentos e profissionais da área da saúde”diz a nota da PF.

 

Sair da versão mobile