Foz organiza Comitê Especial para repatriação de brasileiros no Líbano

O avião da Força Aérea Brasileira que vai repatriar brasileiros que estão no Líbano decolou de Lisboa às 6h55 desse sábado (05).

Reunião do comitê de apoio aos libaneses no retorno ao Brasil. Foto: Bruno Martins.

Nesta sexta-feira (04),  representantes dos governos municipal, estadual e federal, além das instituições árabes de Foz do Iguaçu, se reuniram para a organização do comitê responsável pela repatriação dos brasileiros no Líbano para Foz. O encontro, ocorrido por intermédio da Diretoria de Assuntos Internacionais, teve como objetivo discutir estratégias para garantir a segurança e o retorno dos cidadãos brasileiros que se encontram em situação de risco no país.

Durante a reunião foram abordadas as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros no Líbano no retorno ao Brasil, além de definir protocolos de ação e comunicação entre os setores de governo. De acordo com o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, “a parceria entre os diferentes níveis da administração pública, seja municipal, estadual e federal, é essencial para o sucesso da operação de resgate”.

“É fundamental que todos os órgãos estejam alinhados e atuando em conjunto para proteger nossos cidadãos, descendentes de libaneses em Foz. Estamos comprometidos em garantir que os brasileiros em situação vulnerável tenham o apoio necessário para retornar ao seu país”, destacou o prefeito Chico Brasileiro durante a reunião.

O comitê conta com a participação ativa do Ministério de Desenvolvimento Social e do Ministério da Saúde, que integram ações para garantir a repatriação segura dos brasileiros, assim como o Governo do Estado e o município de Foz do Iguaçu, que também colaboram na definição de estratégias necessárias à operação.

Sair da versão mobile