Dentro das comemorações do Dia Mundial Sem Carro, neste domingo, 22 de setembro, a VISAC – Viação Santa Clara, convida os iguaçuenses a deixarem o carro em casa e utilizar o transporte público. A frota da VISAC que transporta os passageiros para todos os bairros e lugares de Foz do Iguaçu é nova. Oferece wifi gratuito a todos os passageiros, carregadores para smartphones nos assentos e 80% dos ônibus são equipados com ar-condicionado.
A tarifa custa R$ 5, menos de 1 litro de combustível, e os passageiros podem percorrer toda a cidade de ônibus. O tempo de integração é de 90 minutos para quem usa o Cartão Único, ou seja, dentro desse período pode trocar de ônibus sem precisar pagar nova passagem, desde que seja em linha reta. Pessoas com mais de 60 anos têm gratuidade, assim como estudantes.
Atualmente em Foz do Iguaçu, a gratuidade está acima da média nacional: mais de 55% dos passageiros que utilizam o transporte público diariamente são isentos de pagar a passagem.
Sem Carro
O movimento “Sem Carro” foi criado em 1997 na França e chegou no Brasil em 2001 justamente para conscientizar as pessoas sobre os problemas associados ao uso excessivo de automóveis e despertar o interesse de experimentarem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de deslocamento, como caminhar, pedalar e, principalmente, utilizar o transporte público.
Segundo dados do relatório temático “Subsídios para o Transporte Coletivo Urbano, embora o uso do transporte público no Brasil tenha diminuído, as cidades têm trabalho para atrair novos passageiros. Atualmente, 365 cidades oferecem algum tipo de subsídio tarifário; 135 delas adotaram a tarifa zero (gratuidade no transporte coletivo). Em Foz do Iguaçu, diariamente mais de 55% dos passageiros são isentos de tarifa.
30 vezes menos
De acordo com o Movimento Respirar, um carro consome 30 vezes mais combustível por passageiro se comparado ao ônibus. Deste modo, a utilização do transporte contribui para maior fluidez do trânsito, pois por transportar um grande número de pessoas simultaneamente, ajuda a diminuir a quantidade de veículos nas ruas, reduzindo os congestionamentos e, consequentemente, a emissão de gases poluentes na atmosfera.
O maior uso de ônibus pode ser uma estratégia para reduzir a poluição do ar, um dos grandes desafios urbanos e que afetam diretamente a saúde da população.
Informações: Assessoria Visac