A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (05), mais uma ação de repressão ao crime de contrabando de cigarros eletrônicos na região da Tríplice Fronteira. Denominada de Trilha da Fumaça, a operação visa desarticular uma das estruturas logísticas utilizadas para o armazenamento, carregamento e distribuição dos cigarros também conhecidos como “vapers”.
Os trabalhos de investigação começaram a partir de apreensões de caminhões realizadas pela Polícia Federal. No interior da carga, eram transportados, de forma oculta, cigarros eletrônicos em grande quantidade. As mercadorias eram importadas ilegalmente do Paraguai e seguiam para distribuição por todo o Brasil. Após a identificação de um homem, morador da cidade de Foz do Iguaçu, como possível responsável pelo depósito, distribuição e carregamento dos caminhões, foi solicitada a expedição de um mandado de busca e apreensão para sua residência.
Durante o cumprimento do mandado, foram encontradas diversas caixas vazias de mercadorias contrabandeadas e munições no local. Um homem, identificado como ex-atleta profissional de remo, que estava na casa, foi preso em flagrante.
“A Polícia Federal reitera à população que cigarros eletrônicos são itens proibidos pela Anvisa e que podem acarretar riscos à saúde da população brasileira. Razão pela qual a polícia federal segue adotando medidas para o devido combate e identificação de pessoas atuando para o contrabando de tais itens”, destaca a nota da PF.