O Parque das Aves abriu as inscrições para o Clubinho Guardiões da Mata Atlântica, um programa voltado para crianças de 6 a 10 anos. Com encontros mensais a partir de 31 de agosto, o projeto tem como meta fortalecer a conexão das crianças com a natureza e conscientizá-las sobre a importância da conservação de espécies ameaçadas, através de atividades que fomentam o conhecimento e estimulam atitudes sustentáveis. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de agosto, e as vagas são limitadas.
“No Parque das Aves, acreditamos que a educação ambiental desde cedo é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis pelo meio ambiente. O Clubinho Guardiões da Mata Atlântica é uma oportunidade para as crianças aprenderem sobre a riqueza natural que as cerca, e também sobre como elas podem atuar de maneira positiva pela conservação da Mata Atlântica e suas espécies”, diz Roberta Manacero, gerente da área de Educação para Conservação do Parque das Aves.
O Clubinho Guardiões da Mata Atlântica
O Clubinho é um programa do Parque das Aves que existe desde 2018, com o objetivo de promover a conexão das crianças com o bioma Mata Atlântica por meio de atividades que incentivem a cooperação, a participação e o engajamento. Neste ano, as atividades ocorrerão no último sábado de cada mês, entre agosto e dezembro, das 13h30 às 17h30.
Cada encontro será dedicado a um tema específico relacionado à Mata Atlântica, desde sua biodiversidade até as ameaças que enfrenta. O primeiro encontro, em 31 de agosto, será uma introdução sobre “O que é, onde está e o que tem na Mata Atlântica?”. No dia 28 de setembro, o tema será “Conhecendo a Mata Atlântica e suas ameaças”, seguido por “Conhecendo os Rios da Mata Atlântica” em 26 de outubro. Em 30 de novembro, a sessão se concentrará na “Atuação do Parque das Aves para a conservação” e o encerramento, em 7 de dezembro, celebrará os aprendizados e conquistas dos jovens guardiões.
“Queremos que as crianças não apenas aprendam sobre a Mata Atlântica, mas que se sintam parte dela. Ao compreenderem a diversidade e a importância desse bioma, elas podem se tornar verdadeiras guardiãs, contribuindo ativamente para a sua proteção”, diz Gabriela Possato, supervisora pedagógica da área de Educação para Conservação.
Inscrições e custo
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site oficial do Parque das Aves, ingressos.parquedasaves.com.br, até o dia 28 de agosto, a um custo de R$ 300 por criança. O pagamento é único e dá direito de participação em todos os 5 encontros, de agosto a dezembro de 2024, além de subsidiar os materiais de atividades e lanches fornecidos durante os encontros. As formas de pagamento podem ser conferidas no site. Além disso, para maior conveniência, é possível deixar as crianças no Parque a partir das 13h e buscá-las até as 18h, garantindo flexibilidade para os pais.
“Convidamos todas as famílias de Foz com crianças de 6 a 10 anos a inscreverem seus filhos no Clubinho Guardiões da Mata Atlântica. Eles vão viver uma experiência educativa e divertida, onde cada encontro é uma oportunidade maravilhosa para as crianças se conectarem com a natureza e aprenderem sobre a importância de conservar nosso patrimônio natural,” acrescenta Gabriela
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.
Informações: Assessoria Parque das Aves