O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou a 3ª. Reunião Ordinária de 2024, exclusivamente para eleições, na tarde de quinta-feira (15). Com chapa única e votação em cédulas, foi eleito o empresário e gestor de Projetos, Diogo Marcel Araújo e tendo como vice, a consultora empresarial, gestora de turismo e organizadora de eventos, Renata Naomi Sakamoto.
O presidente eleito e empossado representa a ADERE – Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia e a vice-presidente é representante do IDESTUR – Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos.
Participaram do pleito representantes de 30 entidades, das 41 que compõem o colegiado. Deixa a gestão o empresário Fernando Antonio Martin Maye, que foi escolhido como vice em abril deste ano, assumindo a presidência (conforme prevê o Regimento Interno do Conselho), no lugar do empresário Newton Paulo de Abreu Angeli, que pediu afastamento do cargo.
Presidente – Diogo Marcel Araújo é bacharel em Direito pela UDC (2006-2011); possui Curso Técnico em Turismo, pelo SENAC; é guia de Turismo desde 2003; cursando MBA em Marketing Estratégico, pela UDC; foi sócio-proprietário da empresa RD Falls Tur, da Bambu Hostel Argentina Misiones e da Bambu Florianópolis; é proprietário da Hostel Bambu desde 2004; foi gestor de atividades de aventura em Prudentópolis – PR; atuou como monitor no Parque de Aventura Monday – Paraguai; foi gestor geral da ADERE, de 2018 a 2020; foi diretor de Gestão e Manutenção da Saúde, da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, de abril de 2021 a fevereiro de 2024. Atualmente, é diretor de Projetos Estratégicos e Captação de Recursos da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos.
Vice-presidente – Renata Naomi Sakamoto é formada em Hotelaria e Administração, com ênfase em Gestão da Qualidade e MBA em Gestão de Empresas. Gestora de Projetos e Organizadora de Eventos; consultora do Programa Empreender da ACIFI e Captação de Recursos do exoHUB CITA; gestora de Relacionamento do Instituto Polo Iguassu; gerente executiva do IMOBITECH Iguassu; diretora Técnica do Instituto 100 Fronteiras; diretora Administrativa do IDESTUR; integrante da Comissão Organizadora do Festival de Turismo das Cataratas por 16 anos; coordenadora de Eventos na De Angeli Eventos e Empreendimentos por 16 anos; responsável técnica pelos eventos do SEBRAE PR por 5 anos; é membro da ADETUR Cataratas, CONPARNI, Conselho de Inovação e Tecnologia Trinacional, COJEFI, Iguassu Valley e Núcleo Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda.
O mandato da diretoria, que anteriormente era de 1 ano, com o novo Regimento Interno, aprovado e publicado no Diário Oficial do Município em dezembro de 2023, passa a ser de 2 anos, sendo portanto, uma Gestão 2024-2026.
Informações: Elaine Rodinski Mota Falcão