Projeto que ajuda a salvar vidas, o Banco de Sangue Virtual está expandindo a rede de doadores nas cidades do Paraná, com o apoio do Sicoob. A ação solidária reúne, de modo on-line, voluntários para doar sangue e mobiliza campanhas em prol de pacientes que precisam.
A corrente do bem começou no Rio Grande do Sul com 65 voluntários integrados virtualmente, em 2022, e hoje já conta com 27 mil pessoas. É essa experiência exitosa que ganha força nos municípios paranaenses, explicou o gestor do Banco de Sangue Virtual, Ricardo Nunes.
Em Foz do Iguaçu, o voluntário cumpriu agenda de três dias, visitando organizações sociais, empresas, escolas e universidades. “Sentado no sofá de casa, toda pessoa pode ajudar outras, um familiar, amigo ou colega de trabalho, por meio dessa rede do bem”, destacou.
Doador de sangue há quase 40 anos, Ricardo lembra que as pessoas vivem um drama quando precisam de ajuda para o atendimento a alguém hospitalizado. “É nessa hora difícil que entra o Banco de Sangue Virtual, acionando a sua rede na cidade, por e-mail ou WhatsApp”, realçou.
Na prática, o doador voluntário preenche um formulário digital simplificado, ainda que não saiba, no momento, a sua tipificação sanguínea, passando a integrar a rede. Ele será acionado quando alguém na localidade precisar de sangue.
E qualquer pessoa pode entrar no site para informar a necessidade de doação, reportando dados básicos, como o nome do paciente, tipo sanguíneo necessário e local do hemocentro. “Instantaneamente, criamos uma grande campanha silenciosa”, sublinhou Ricardo.
Além disso, pelo canal de WhatsApp, é possível requerer informações e orientação sobre a doação de sangue. As mensagens são personalizadas, não havendo espaço para assuntos diversos do objetivo do Banco de Sangue Virtual.
Solidariedade na prática
A expansão do Banco de Sangue Virtual conta com o apoio da Sancor Seguros, informou Wilson Serrano, que coordena as ações socioambientais e educativas do Sicoob Três Fronteiras. O apoio é para deslocamentos, materiais, campanhas e ações públicas.
“Esse é o diferencial do nosso cooperativismo, pois envolvemos parceiros com o compromisso de ajudar pessoas”, pontuou. “E o apoio à rede de doadores de sangue é um desses projetos, pois a causa é nobre, é ajudar a salvar vidas”, comentou.
“O Banco de Sangue Virtual é um desses projetos gratuitos, que não têm preço, mas é de muito valor”, declarou. “Uma colaboradora nossa precisou de sete doadores de sangue. Mas com essa rede, mobilizamos 418, a ajudando e fortalecendo o estoque do Hemonúcleo”, expôs Wilson.
A expansão da rede de doadores nas cidades paranaenses tem a colaboração ativa de cooperados e colaboradores do Sicoob. “Essa iniciativa estimula e facilita a prática da doação de sangue, sendo que o primeiro passo de quem quer ajudar é da sua casa ou trabalho”, convidou a colaboradora Kelly Dutra de Campos Baravelli.
Para integrar a rede solidária
Para conectar-se à rede de doadores e receptores de sangue no Paraná, cadastre-se no site www.bancodesanguevirtual.com.br. Em seguida, haverá o direcionamento automático para o canal oficial no WhatsApp.
CME Sicoob Três Fronteiras