Para engajar a população a estar atenta para defender o público feminino e evitar possíveis caso de violência e assédio sexual, a VISAC colocou o selo “NÃO É NÃO” em todos os ônibus da frota. O objetivo é também oferecer mais segurança para as iguaçuenses e às turistas que visitam a cidade e utilizam o transporte público.
O título foi concedido após três colaboradores da empresa: Francielli Deluca Ferraz, Bruna Dall Agnol Pereira e Wesley Pedroso, participarem da capacitação NÃO É NÃO, desenvolvida pelo Município, conforme a Lei Municipal 5.423/24 (com base na Lei Nacional 14.786).
O próximo passo é preparar os outros 295 colaboradores da VISAC a estar atentos aos sinais e como proceder em casos de possíveis abusos ou assédios. A primeira capacitação será feita dia 14 de agosto.
Protocolo Não é Não
O Protocolo garante proteção e respeito às mulheres em Foz do Iguaçu, cidade protagonista no Paraná com esse formato de legislação de âmbito municipal. A lei foi criada a partir da Lei Federal 14.786/23 promulgada em dezembro de 2023.
Mais do que estabelecer normas e procedimentos específicos para lidar com situações de violência e assédio, o protocolo define mecanismos de proteção, acolhimento e prestação de atendimento imediato e eficaz às mulheres em situações de risco nos estabelecimentos participantes. Também traz mecanismos de monitoramento e fiscalização para garantir a efetiva implementação das normas e o cumprimento das medidas de proteção.
Mais informações em www.visac.com.br e https://www.instagram.com/visac_foz/