Os dois caminhões saiam de Foz do Iguaçu e foram parados na BR-277. Em um dos caminhões, de uma cervejaria, que tinha como destino a cidade de Cascavel, foram encontradas caixas de papelão com diversas unidades de cigarros, cigarros eletrônicos e essências, junto com os engradados de cervejas, como forma de ludibriar a fiscalização.
Na entrevista o motorista e o ajudante confessaram que fizeram entregas em Foz do Iguaçu e receberiam em torno de 4.200,00 reais para levar as mercadorias contrabandeadas até Cascavel, onde um terceiro receberia as mercadorias trazidas do Paraguai.
Em seguida, um caminhão de uma transportadora de móveis planejados foi parado para vistoria. Três ocupantes estavam na cabine do veículo. Na fiscalização do baú, foram encontradas caixas de papelão contendo aparelhos de celular, cigarros, cigarros eletrônicos e essências, camufladas por mantas utilizadas para proteger os móveis que são transportados.
Os ocupantes do caminhão informaram que foram abordados em um posto de gasolina para levar as caixas com mercadorias contrabandeadas até Cascavel. Os cinco envolvidos e os dois caminhões com as mercadorias contrabandeadas foram levados para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu para a lavratura do flagrante e os procedimentos necessários.