A Casa Brasil promete uma intensa programação cultural e artística durante os Jogos Olímpicos 2024, em Paris, oferecendo aos visitantes uma chance de vivenciar o melhor que o País tem a oferecer. A iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB), conta com patrocínio da Embratur e do Sebrae e será um palco essencial para promover a diversidade cultural e turística brasileiras. Entre os destaques, Foz do Iguaçu se apresenta em uma ação cooperada entre várias entidades locais, mostrando suas belezas naturais e seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação.
A participação de Foz do Iguaçu é resultado de uma ação conjunta da Gestão Integrada do Turismo, que une esforços e orçamentos da Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Turismo, da Itaipu Binacional, do Itaipu Parquetec, do Fundo Iguaçu, do Visit Iguassu e do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Turismo do Estado. Essa colaboração estratégica reflete o esforço coletivo para maximizar a visibilidade e promover o Destino Iguaçu para o turismo de natureza, aventura, conservação ambiental, tudo isso aliado à arte, cultura, tecnologia e inovação.
Durante os 17 dias de competições, entre 26 de julho e 11 de agosto, elementos como as Cataratas do Iguaçu, a exuberância da Mata Atlântica e a grandiosidade da engenharia moderna de Itaipu Binacional farão parte da experiência imersiva e poderão ser conhecidos por atletas, autoridades internacionais e turistas de todo o mundo. Os visitantes farão uma imersão em um filme que destaca a Itaipu Binacional, passeios de barco nas Cataratas do Iguaçu e o Refúgio Biológico Bela Vista, que abriga espécies como a onça pintada, animal símbolo da região. Um técnico da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu estará presente para o atendimento às demandas do mercado e acompanhamento das ativações.
Ativações artísticas e culturais
Além das exposições fixas e interações multimídia, o Destino Iguaçu ocupará espaço de palco na Casa Brasil no dia 1º de agosto, com duas ativações artísticas e culturais. A primeira será realizada pelo artista carioca Igor Izy, conhecido como guardião das onças, o artista ocupará o palco realizando uma oficina de grafite, durante a qual retratará em três telas de grandes dimensões a onça pintada, como espécie-chave para a manutenção da biodiversidade na região do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu. Na ocasião, os visitantes presentes receberão telas menores e instruções do artista para produzirem as suas próprias telas.
A segunda apresentação no palco, também no dia 1º de agosto, será realizada pelo artista visual Luiz Gustavo Vidal, curitibano convidado pelo Governo do Estado do Paraná. Juntamente com o artista visual assistente, Luiz Lavalle Filho, Vidal produzirá uma pintura em duas telas de grandes dimensões, explorando a intersecção entre a arte e o movimento com elementos interativos e inovadores que evidenciam a cultura brasileira. Além da pintura, Vidal realizará uma performance através de óculos de realidade virtual com a construção de uma escultura. A arte digital será disponibilizada ao público visitante da Casa Brasil e, posteriormente, poderá ser replicada em alguns pontos de Paris.
Situada no Parc La Villete, em Paris, o local também será um ponto de encontro para profissionais do turismo global. “A presença do Destino Iguaçu na Casa Brasil é uma grande oportunidade para fortalecer a imagem de Foz do Iguaçu e do Brasil no cenário internacional,” comenta Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu. “Esperamos não só aumentar o fluxo de visitantes internacionais de forma sustentável, mas também ampliar nosso alcance em diversos mercados internacionais”, aponta.
Para Yuri Benites, Diretor de turismo do Itaipu Parquetec, “Foz do Iguaçu não poderia ficar de fora dessa vitrine mundial que é a Casa Brasil. Assim, por meio da Gestão Integrada do Turismo, as entidades uniram esforços para divulgar ao mundo a beleza das Cataratas do Iguaçu, a grandiosidade de Itaipu Binacional e o caldeirão cultural que é o destino Iguaçu.”
Sobre a Casa Brasil
Com cinco mil metros quadrados, a Casa Brasil funcionará durante todos os dias da Olimpíada, das 13 às 22h. Haverá shows, transmissão dos jogos e ativações permanentes que serão utilizadas pela Embratur para a promoção de destinos e atrativos brasileiros. Os visitantes poderão provar brigadeiro, pão de queijo e caipirinha.
Eles também terão acesso a uma parede de escalada, pista de skate, quadra de areia, parede instagramável com plantas brasileiras ao fundo e um túnel imersivo que, por meio de painéis, levará nossa brasilidade aos olhos do mundo. Toda a estrutura atenderá aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com redução de emissão de CO2.
O Parc La Villete abrigará mais 17 casas de países que possuem delegações de atletas nas Olimpíadas, onde os visitantes poderão acessar e conhecer um pouco mais de todos esses países, sua cultura, gastronomia e peculiaridades. A expectativa dos Jogos Olímpicos 2024 é de alcançar mais de três bilhões de espectadores e atrair 15 milhões de pessoas, com uma movimentação estimada em mais de US$ 1 bilhão no comércio.
Informações: Assessoria Visit Iguassu