O prédio da antiga Câmara de Vereadores, que vai abrigar a Casa da Memória, está com a reforma na reta final. De acordo com o prefeito Chico Brasileiro, em entrevista para o Jornal da Cultura, a previsão é entregar o imóvel na primeira quinzena de agosto. As obras de revitalização foram viabilizadas por meio do Termo de Conversão de Área (TAC), no valor de R$ 1 milhão e executadas pela empresa BDGE Empreendimentos Imobiliários.
As melhorias na estrutura começaram em janeiro desse ano e o projeto de reforma do prédio foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos. Segundo o prefeito, foi mantida a arquitetura do formato, mas como era um prédio muito escuro, algumas paredes foram substituídas por vidros. “Colocar vidro foi a forma de abrir, tanto para a ventilação, quanto para uma visão das pessoas, externamente, sobre o que significa aquele prédio. No geral foi mantida grande parte da arquitetura original”.
Com a conclusão dos trabalhos, além da casa da memória e da estação cultural, o espaço conta ainda com um auditório com 60 lugares. O prédio compõe o circuito de visitação do Patrimônio Histórico Cultural de Foz do Iguaçu e tem ainda salas para exposições, galeria de artes e espaços para oficinas do projeto Foz Fazendo Arte. O espaço vai reunir o acervo artístico e uma sala para o Conselho Municipal de Políticas Culturais e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.
O prédio, que foi sede do legislativo municipal, foi inaugurado em 1972. Além da Câmara dos Vereadores até o ano 2000, o local abrigou a Secretaria de Turismo, Diretoria de Assuntos Internacionais, Procuradoria do Município e a Diretoria de Saúde Ocupacional.