Receita Federal volta a oferecer serviços presenciais com agendamento prévio

O Ponto de Atendimento Virtual (PAV), instalado na Casa do Empreendedor, na sede da Acifi, foi desativado.

Sede da Receita Federal, na AV. Paraná.

A Receita Federal em Foz do Iguaçu está oferecendo uma série de serviços presenciais para atender aos contribuintes, incluindo atos cadastrais de pessoas físicas (CPF), onde também são fornecidas orientações sobre a situação cadastral. Além disso, os contribuintes podem agora realizar o protocolo para emissão, recepção e cópia de documentos diretamente na unidade de atendimento.

Os serviços presenciais abrangem a realização de requerimentos diversos e o protocolo para defesas e recursos, especialmente úteis quando os procedimentos via internet não são uma opção. Outro serviço disponível é a consulta de débitos e pendências fiscais de pessoa física e do Microempreendedor Individual (MEI).

Para reduzir o tempo de espera, a Receita Federal introduziu um sistema de agendamento prévio. Através do site oficial https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/saga/agendamento/, os contribuintes podem escolher a data e o horário de atendimento desejado. É importante lembrar que o agendamento requer a inserção de um CPF válido, podendo ser do próprio interessado, de um parente ou conhecido, no caso de inscrição no CPF.

Além dos serviços presenciais, a Receita Federal mantém o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), como um canal complementar, oferecendo serviços online.

O atendimento presencial acontece na sede da Alfândega da Receita Federal, localizada na Av. Paraná, 2845 – Monjolo, Foz do Iguaçu – PR, e ocorre das 8h às 12h para assuntos relacionados exclusivamente ao CPF, e das 14h às 16h para os demais assuntos.

Com o retorno do atendimento presencial na sede da Receita Federal, o Ponto de Atendimento Virtual (PAV), um serviço na Casa do Empreendedor, na sede da Acifi, foi desativado. Instalado em novembro do ano passado, a promessa era facilitar a vida dos contribuintes, mas acabou virando motivo de muitas reclamações. Além das filas, a maioria das pessoas dizia que era difícil acessar os serviços.

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