Por causa das chuvas das últimas horas, a direção do Parque Nacional do Iguaçu, no lado argentino, decidiu adiar o acesso à trilha que leva os visitantes até a Garganta do Diabo. Nesse momento, a vazão passou dos 6 milhões de litros de água por segundo. O normal, é de 1 milhão e 500 mil litros por segundo.
Como medida preventiva, de acordo com os protocolos habituais de atuação em eventos naturais, já foram retiradas as grades de proteção da varanda e está sendo realizado monitoramento constante para determinar o nível da água.
Este cenário hidrológico impede a reabertura do circuito Garganta do Diabo, que estava marcada para este sábado, dia 13, às 8h. a fim de evitar qualquer risco a que os visitantes possam estar expostos.
Em um próximo comunicado conjunto dos parques nacionais e da empresa concessionária, serão divulgadas as novidades deste fenômeno natural que afeta o circuito Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu.
No lado brasileiro, a passarela das Cataratas do Iguaçu e todos os passeios continuam operando normalmente. A equipe técnica da concessionária Urbia Cataratas, responsável pela gestão da visitação no Parque Nacional do Iguaçu, em colaboração com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), está monitorando e avaliando em tempo real a situação do rio Iguaçu. Especialistas preveem que o rio Iguaçu começará a reduzir seu volume nas próximas horas.
Programação especial – O Parque Nacional do Iguaçu está com atendimento ampliado nas férias de julho, abrindo uma hora mais cedo, das 8h às 16h, até o dia 28 de julho. A programação do mês inclui música ao vivo e atividades recreativas para quem visitar a unidade de conservação. Ingressos para a visita e experiências exclusivas estão disponíveis para compra no site oficial (cataratasdoiguacu.com.br)