Com chuva e frio, na tarde dessa quinta-feira (11), foi reaberta a passarela de acesso à Garganta do Diabo, no lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu. Autoridades e convidados acompanharam a reabertura da trilha, fechada desde outubro do ano passado, quando a forte correnteza levou parte da estrutura da passarela. Na época, a vazão chegou a 23 milhões de litros de água por segundo.
A recuperação das passarelas foi uma tarefa monumental nas palavras de Roberto Enriquez, presidente da Iguazu Argentina, concessionária do Parque Nacional do Iguaçu: o maior da história do lugar. “Com 1.200 metros de comprimento, foram reconstruídos graças a um projeto inovador de concessão de obras públicas desenvolvido na década de 90. Graças a este projeto, a reconstrução da passarela foi concluída num tempo recorde de quatro meses”.
Além do sucesso na recuperação das passarelas, foi destacada a colaboração entre os setores público e privado, o que facilitou a celeridade das obras realizadas. Esta colaboração foi essencial não só para a recuperação, mas também para futuros projetos de ampliação da varanda da Garganta do Diabo”.
O secretário de Turismo, Meio Ambiente e Esportes, Daniel Scioli, disse que “é motivo de orgulho, as Cataratas do Iguaçu com essas passarelas reformadas”.
A reabertura do circuito Garganta do Diabo para o público será a partir do próximo sábado, 13 de julho. Você pode comprar antecipadamente o ingresso do parque no site oficial do Parque Nacional do Iguaçu: Site oficial.
Com informações: InfoMate/Argentina