O homem foi preso na noite dessa terça-feira (09), quando tentava descarregar a droga em um porto clandestino, na região central de Foz do Iguaçu. Por volta das 20h, os policiais conseguiram identificar o barco saindo das margens do lado paraguaio.
Após o acompanhamento da embarcação, no momento em que atracou, os policiais realizaram a abordagem. O condutor tentou fugir mas foi contido pelos policiais. No interior da embarcação foram encontrados diversos fardos de maconha, totalizando 305 kg da droga. Além da maconha, foi encontrado um fardo de cigarros eletrônicos.
O condutor foi preso em flagrante e encaminhado, junto com a embarcação e os fardos de maconha e o cigarro eletrônico, para a Delegacia de Polícia Federal.
A Polícia Federal intensificou as operações no Rio Paraná. Várias embarcações foram fiscalizadas e os condutores vistoriados. Na primeira semana deste mês, cinco barcos carregados de mercadorias trazidas do Paraguai, foram apreendidos.
Entre os produtos estavam pneus, cigarros eletrônicos e, em uma das embarcações, foram encontrados dois volumes de capulho, com cerca de 43 quilos da droga.
De acordo com a PF, as ações de repressão as quadrilhas de contrabando e tráfico continuaram por tempo indeterminado, não só no rio Paraná mas também no lago de Itaipu. Incursões embarcadas e por vias terrestres estão sendo programadas para intensificar o combate aos crimes transfronteiriços que ocorrem na região da tríplice fronteira.