A “Operação Viaducto” foi realizada após investigações que tiveram início do mês de junho. O Núcleo de Inteligência Policial recebeu relatórios indicando um crescente registro de Boletins de Ocorrências de roubos na marginal da BR-277, próximo ao viaduto da Avenida JK.
De posse das informações, os policiais constataram que das 13 ocorrências registradas, as abordagens sofridas pelas vítimas eram semelhantes, com a mesma rota de fuga pelos autores. Foram então identificados três suspeitos, todos moradores do Bairro Jardim Jupira.
No vídeo é possível conferir o flagrante a partir dos 50 segundos.
Durante a operação foram cumpridos dois mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão. Além disso, um dos suspeitos – de 17 anos, não foi localizado e encontra-se foragido da justiça. A Operação Viaducto levou esse nome em decorrência do modo de atuação dos criminosos e das particularidades das vítimas: estas sempre estrangeiras, trazendo consigo mercadorias oriundas do Paraguai; e os suspeitos que atuavam quase sempre embaixo do viaduto, facilitando assim a fuga para o bairro Jardim Jupira.