As operações da Receita Federal aconteceram em duas distribuidoras, resultando na retenção de mercadorias avaliadas em 55 mil reais. Em Matelândia, a fiscalização ocorreu em uma empresa de distribuição local, onde foram apreendidos 171 volumes, contendo principalmente jaquetas de couro e suplementos alimentares, totalizando avaliados em 30 mil reais.
Em Foz do Iguaçu, também em uma distribuidora, foram retidos 140 volumes de mercadorias descaminhadas, avaliadas em 25 mil reais, incluindo produtos estrangeiras que estavam em circulação comercial sem a devida comprovação de importação. Segundo a receita, essas operações visam combater o aumento significativo de contrabando e descaminho na região, práticas que prejudicam a economia nacional ao sonegar impostos e alimentam o mercado ilegal.
Todos os 311 itens apreendidos foram encaminhados à Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos legais. A Receita Federal também iniciará uma representação fiscal para fins penais dos envolvidos junto ao Ministério Público Federal, visando responsabilizá-los pelos crimes de contrabando e descaminho.