As obras de prolongamento da Avenida João Paulo II, em Foz do Iguaçu, tiveram essa semana a conclusão de uma das etapas mais importantes para dar andamento nos trabalhos: a construção da ponte sobre o Rio Mimbi. De acordo com William Maitto, um dos sócios da Lote Grande Empreendimentos Imobiliários, empresa responsável pelo empreendimento, com a ponte concluída, agora é possível concentrar os trabalhos nas galerias de drenagem pluvial.
Muito agurdada pelos moradores, a obra vai interligar a via à Avenida das Cataratas. Assim que estiver pronta, a interligação vai desafogar o trânsito do centro da cidade e garantir a mobilidade urbana.
O trecho, com aproximadamente dois quilômetros de extensão, será implantado na Avenida João Paulo II, conectando a Rua Jorge Sanwais, na região do bairro Panorama, até a Avenida das Cataratas, passando pela Avenida Felipe Wandscheer. O investimento total para a realização dessa obra foi estimado em cerca de R$ 13 milhões. As obras começaram no fim de janeiro desse ano e a previsão para a entrega é de 10 meses.
A viabilização a obra foi por meio do Termo de Conversão de Área (TCA), um procedimento administrativo regulamentado em fevereiro do ano passado, conforme estabelecido pelo decreto nº 31.147/2023. Esse decreto permite que loteadoras executem obras de interesse do município em processos de parcelamento de solo para fins urbanos, agilizando projetos em prol da comunidade.