Depois de 7 anos, finalmente o Mercado Público de Foz do Iguaçu, agora “Mercado Público Barrageiro”, foi entregue oficialmente nessa segunda-feira (24), pela Itaipu e Parque Tecnológico Itaipu. Durante cerimônia, com a presença de autoridades e convidados, foram assinados os contratos para o uso dos boxes comerciais e sociais, bem como com os artistas que vão integrar o Circuito Cultural do Mercado.
Quem já recebeu o box vai fazer os investimentos necessários no espaço para começar a atender e comercializar os produtos, de acordo com o contrato. A previsão é que o atendimento completo comece a partir de setembro desse ano.
Com 4,7 mil metros quadrados de área construída, o Mercado Público Barrageiro terá 56 boxes, sendo 42 comerciais, 12 sociais (com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar e pequenos produtores) e 2 destinados à área administrativa do PTI, que fará a gestão do espaço.
De acordo com a assessoria do PTI, a estimativa é que o mercado gere mais de 450 empregos diretos e indiretos, contribuindo com a geração de renda e o desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu. O local contará com restaurantes, cafeterias, lojas de doces e sobremesas, hortifrúti, artesanato e cooperativas, além de áreas de lazer e espaço kids.
Como um novo atrativo turístico do município, o mercado terá atividades culturais por meio do projeto Circuito Cultural da Itaipu, que irá manter as atividades por um período inicial de três anos. Serão apresentações artísticas e culturais de quinta a domingo, além de eventos específicos, como feiras, exposições, apresentações de música e dança em datas comemorativas e feriados. A iniciativa visa dar destaque para talentos regionais, consolidando o Mercado Público Barrageiro como um ponto de encontro cultural.
Novo edital
Um novo edital para ocupação de 32 espaços comerciais (ainda disponíveis da estrutura) foi lançado no dia 07 deste mês e a seleção está marcada para 26 de junho, por meio do sistema “Licitações-e” (www.licitacoes-e.com.br). A disputa será feita na modalidade de avaliação competitiva, no tipo maior lance de preço por box (respeitando os valores mínimos e máximos estipulados).