Nesta segunda-feira (24), às 18h30, a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) vão entregar a edificação do Mercado Público de Foz do Iguaçu e a assinatura dos contratos com os primeiros permissionários e artistas que integrarão o Circuito Cultural. Durante a cerimônia, também será divulgado o nome do mercado.
Com 4,7 mil metros quadrados de área construída, o Mercado Público terá 56 boxes, sendo 42 comerciais, 12 sociais (com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar e pequenos produtores) e 2 destinados à área administrativa do PTI, que fará a gestão do espaço.
A estimativa é que o mercado gere mais de 450 empregos diretos e indiretos, contribuindo com a geração de renda e o desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu. O local contará com restaurantes, cafeterias, lojas de doces e sobremesas, hortifrúti, artesanato e cooperativas, além de áreas de lazer e espaço kids.
Como um novo atrativo turístico do município, o mercado terá atividades culturais por meio do projeto Circuito Cultural da Itaipu, que irá manter as atividades por um período inicial de três anos.
Serão apresentações artísticas e culturais de quinta a domingo, além de eventos específicos, como feiras, exposições, apresentações de música e dança em datas comemorativas e feriados. A iniciativa visa dar destaque para talentos regionais, consolidando o Mercado Público como um ponto de encontro cultural.
Novo edital
Um novo edital para ocupação de 32 espaços comerciais (ainda disponíveis da estrutura) foi lançado no dia 07 deste mês e a seleção está marcada para 26 de junho, por meio do sistema “Licitações-e” (www.licitacoes-e.com.br). A disputa será feita na modalidade de avaliação competitiva, no tipo maior lance de preço por box (respeitando os valores mínimos e máximos estipulados).