O homem foi entregue por uma equipe de policiais paraguaios aos policiais federais na aduana brasileira na Ponte Internacional da Amizade, nesta segunda-feira (17). Após a efetivação da extradição, a equipe de policiais brasileira realizou a comunicação do fato à Justiça Federal e o mesmo foi conduzido até a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu para realização da audiência de Custódia junto a 12ª Vara Federal de Curitiba-PR.
O Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal em Foz do Iguaçu publicou a difusão vermelha, incluindo o nome do indivíduo na lista de captura internacional da INTERPOL, em julho de 2017, em razão do mandado de prisão expedido pela 12ª Vara Federal de Curitiba-PR.
Segundo a Polícia Federal, o homem possuía mandado de prisão em aberto por participação em organização criminosa com atuação no tráfico internacional de drogas do Paraguai para o Brasil e lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. A identificação do alvo foi no bojo da denominada Operação Brasiguai, em que constatou sua atuação criminosa na internalização de drogas para outros estados do Brasil a partir da região de Foz do Iguaçu. O homem foi condenado pelo crime de tráfico, vender, comprar, produzir, guardar, transportar, importar, exportar, oferecer ou entregar para consumo.
Por meio do intercâmbio de informações entre o Brasil e Paraguai, foi possível verificar que o paraguaio estava cumprindo pendências judiciais no Paraguai e, após seu término, foi possível dar início aos trâmites de operacionalização da extradição a fim de dar cumprimento ao mandado de prisão em aberto no Brasil.