Sergio Beltrame morreu no começo da tarde dessa terça-feira (28), em Foz do Iguaçu. Beltrame deu entrada no Hospital Unimed na manhã de segunda-feira (27), no final da noite foi transferido para a UTI do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Ele estava com pneumonia e gripe e veio a falecer no início da tarde desta terça-feira (28).
Beltrame nasceu em 27 de fevereiro de 1958 no município de Paim Filho no Rio Grande do Sul. Desde a década de 1970 vivia e morava em Foz do Iguaçu, ele deixa sua esposa, Lídia, dois filhos Allan e Michele e também dois netos.
Além de empresário, Beltrame se destacou na política em Foz do Iguaçu, onde exerceu o cargo de vereador em várias legislaturas, sendo eleito pela primeira vez em 1988, depois em 1996 e novamente em 2008. Além de sua atuação no legislativo, ocupou diversos cargos na prefeitura e foi candidato a prefeito em duas ocasiões.
Em 1998, lançou-se como candidato à Câmara Federal, obtendo expressivos 28.700 votos, correspondendo a aproximadamente 33,6% dos votos válidos, número que, nos dias atuais, ultrapassaria os 50 mil votos. Sua influência no cenário político sempre foi inquestionável. No setor privado, também se destacou em diversas áreas, incluindo o setor de transportes, começou como cobrador na extinta Empresa de Transportes Irmãos Rafagnin, e anos mais tarde se tornou gerente geral da empresa, cargo que ocupou por muito tempo. Também foi gerente da Academia FitFoz.
O líder do Deputado Vermelho em Foz do Iguaçu
Nos últimos anos, Beltrame atuou como chefe de gabinete do Deputado Federal Vermelho, amigo de longa data do parlamentar, Vermelho diz que Beltrame foi uma das primeiras pessoas que o acolheu na cidade, e ele lamentou muito seu falecimento.
“Venho expressar minhas sinceras condolências pelo falecimento de nosso querido amigo e chefe do meu gabinete, Sergio Leonel Beltrame. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e na comunidade que ele serviu com tanta dedicação, seja como vereador ou como secretário brilhante e competente, além de grande líder comunitário. Beltrame foi um líder exemplar, um chefe de gabinete honrado, fiel e leal. Sua incansável dedicação ao bem-estar da nossa cidade e sua integridade no exercício de suas funções deixaram um legado que jamais será esquecido. Seu compromisso com a justiça e sua paixão por servir ao próximo fizeram dele um verdadeiro exemplo de cidadania”, fala Vermelho.
O grande conselheiro político de Matheus Vermelho
Sérgio Beltrame também foi muito importante na carreira política do deputado estadual Matheus Vermelho, além de grande conselheiro, Beltrame sempre foi um grande amigo de Matheus, em todos os encontros pessoais e políticos os dois andavam lado a lado. A amizade sempre foi muito sólida, Beltrame abriu diversas vezes sua casa para Matheus, sendo a última na festa de aniversário do deputado.
“Serginho, como eu costumava chamá-lo, não era apenas um amigo próximo; ele era como um pai para mim. Travamos muitas lutas juntos. Sua sabedoria, seu apoio incondicional e sua presença constante foram fundamentais em minha vida. Seu exemplo de integridade, dedicação e paixão pelo que fazia sempre será uma inspiração para todos nós. Foz do Iguaçu e o Paraná perderam um grande homem e eu perdi um grande irmão que a vida me deu. Neste momento de luto, expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família e a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Sua ausência deixa um vazio que jamais poderá ser preenchido, mas suas memórias e o legado que ele nos deixou continuarão a viver em nossos corações. Que possamos encontrar conforto nas lembranças dos momentos compartilhados e na certeza de que ele cumpriu sua missão com honra e dignidade. Que Deus, em sua infinita misericórdia, console a todos nós e nos dê forças para enfrentar essa perda. Descanse em paz, irmão. Aqui sentirei muito sua falta.”
Sergio Beltrame também deixou o nome registrado no meio esportivo. Amigos do futebol lamentaram a morte prematura do companheiro de jogos.
Em nota, a Câmara lamentou a morte do ex-vereador Sergio Beltrame.
“Com tristeza, a Câmara de Foz do Iguaçu recebeu no início da tarde desta terça-feira, 28 de maio, o comunicado do falecimento do ex-vereador Sergio Leonel Beltrame, aos 66 anos. Internado às pressas ontem com um problema pulmonar, ele foi à óbito no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. O Poder Legislativo lamenta profundamente a perda de um líder político, esportista e empresário que tanto contribuiu com o progresso da cidade de Foz do Iguaçu.
O presidente da Câmara, João Morales, manifestou solidariedade e condolências à família e aos amigos nesse momento de consternação. Na semana passada, Beltrame compôs a mesa de autoridades na Câmara Municipal em evento dedicado ao deputado federal Vermelho. “De forma inesperada, recebemos esta triste notícia. Lamentamos muito a morte de Sérgio Beltrame. Uma personalidade importantíssima para Foz do Iguaçu. Foi vereador e secretário, com um papel relevante no apoio da construção da nossa cidade”, disse Morales.
Sergio Beltrame foi vereador por três mandatos: 1989 a 1992; 1997 a 2000 e 2009 a 2012 quando obteve 3.101 votos pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), ao qual se filiou em 1986. Apresentou diversos projetos e participou das mais importantes comissões da Casa de Leis como a de Turismo, Indústria, Comércio, Assuntos Fronteiriços e Segurança Pública. Beltrame também atuou no Poder Executivo como secretário municipal de Governo e de Assistência Social e participou ativamente do movimento comunitário”.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio de nota, “expressa o mais profundo pesar pelo falecimento de Sérgio Beltrame, nesta terça-feira (28). Beltrame desempenhou um papel essencial no desenvolvimento de Foz do Iguaçu, sendo fundamental na implementação de diversas iniciativas e projetos que contribuíram significativamente para o progresso da cidade. Sua atuação política foi marcada pelo empenho em melhorar a infraestrutura local, apoiar a educação e fortalecer os serviços públicos.
“Agradecemos a Sérgio Beltrame por toda a sua dedicação e comprometimento com o Município. Ele serviu nossa comunidade com um compromisso inabalável durante todos os seus anos de atuação política. Seu legado de serviço e sua paixão por Foz do Iguaçu serão lembrados”, declarou o prefeito Chico Brasileiro.
INFORMAÇÕES SOBRE O VELÓRIO E ENTERRO
O velório começará a partir das 22h00 desta terça-feira (28) na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu e o enterro será nesta quarta-feira (29), às 16h30, no Cemitério do Jardim São Paulo.
AVISO
A partir das 20:30, o acesso à Câmara Municipal de Foz do Iguaçu só será possível pela Av. JK. Devido ao intenso fluxo de veículos na região, o acesso à Travessa Oscar Muxfeld pela Av. Brasil estará bloqueado.