Após votação, motoristas do transporte coletivo rejeitam proposta apresentada pela empresa

Nesta quarta-feira (22), o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz do Iguaçu (Sitrofi), fez uma assembleia no Terminal de Transporte Urbano (TTU) e, durante a jornada de trabalho, os motoristas se manifestaram, por meio de voto, se aceitavam ou não a proposta da empresa. Dos 141 votantes, 114 não aceitaram, 26 votaram sim e um votou em branco. Como ficou estabelecido que não haveria paralisação até o dia 24, a greve permanece suspensa e nessa sexta-feira, às 14h haverá uma mediação no Tribunal Regional do Trabalho.

Sobre a proposta da empresa:
Na sessão, realizada na última segunda-feira, 20 de maio, a empresa  Viação Santa Clara propôs reajuste de 5% em todas as cláusulas econômicas (retroativo a maio, mês da data-base) e uma cesta básica natalina no valor de R$ 235, com pagamento proporcional àqueles que não completarem o período de 12 meses. A empresa propôs ainda implantar, em no máximo dois meses, intervalo de 2 horas.

Outro tema em pauta foi a implantação de uma escala de trabalho desenvolvida pela unidade sindical. Sobre essa questão, a Viação Santa Clara concordou em estabelecer uma comissão tripartite (sindicato, empresa e município) para estudar uma jornada que seja viável dentro do que pretende o sindicato. A comissão será acompanhada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e um quarto membro que tenha conhecimento da questão jurídica e de outras matérias vinculadas ao transporte público. O estudo deverá ser feito em 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 15 dias. A empresa também concordou em não descontar os dias parados.
Sair da versão mobile