Nesta quarta-feira (22), o Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu fez um balanço das doações levadas até à sede da corporação, na Vila A. A campanha, que começou no dia 2 de maio, foi encerrada hoje. Nesses 20 dias, o trabalho foi intenso para receber as doações, separar, embalar e carregar nos caminhões. Além dos bombeiros, dezenas de voluntários fizeram um verdadeiro mutirão.
Só do Corpo de Bombeiros saíram 34 carretas, com alimentos, água, roupas, calçados, produtos do higiene e limpeza, colchões e ração para animais. Cada caminhão tem capacidade para transportar em média 30 toneladas. De acordo com a Assessora Jurídica do SindiFoz -Sindicato dos Transportadores Rodoviários de Foz do Iguaçu e Região, Aline Maicrovicz, assim que as doações chegavam no destino, eles recebiam um retorno. “No começo a campanha parecia tímida, mas os moradores de Foz do Iguaçu surpreenderam. Sinceramente, não esperávamos tanto”.
Aline foi uma das responsáveis pela organização no transporte das doações. Além dos caminhões do empresário Celso Callegario, presidente do SindiFoz, outros associados, donos de transportadoras, logo atenderam ao chamado e também disponibilizaram carretas. “Também foram atendidos pedidos da Receita Federal, igreja e entidades de Foz, Medianeira, Matelândia, Toledo e Maringá, para ceder caminhões para levar donativos até o Rio Grande do Sul. As empresas arcaram com todas as despesas com os motoristas e os caminhões, em torno de R$ 7 mil cada um”, disse Aline.
O Aspirante Rafael Bastos Arantes, do Corpo de Bombeiros, disse que a Campanha SOS Rio Grande do Sul, começou no dia 2 e, desde então, foram arrecadadas 900 toneladas de doações. “Isso mostra que a população de Foz do Iguaçu é a mais solidária do Estado”.