Equipes do Núcleo de Foz do Iguaçu do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriram na tarde desta quinta-feira (16), quatro mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão em endereços vinculados a integrantes de dois grupos criminosos que atuam na cidade.
A investigação teve início em janeiro deste ano para apurar a possível prática de um crime de extorsão qualificada (mediante restrição de liberdade das vítimas) por um grupo criminoso que teve mercadorias roubadas por outro grupo: com as investigações, foi possível identificar os integrantes do grupo responsável pelo roubo, resultando na prisão dos investigados de ambos.
Os mandados, deferidos pela 3ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu, foram cumpridos nas residências dos investigados, em um hotel da região (onde estavam hospedados dois alvos) e na Cadeia Pública Laudemir Neves (onde um dos alvos já estava detido), buscando o recolhimento de aparelhos celulares, documentos, armas de fogo, valores em espécie e objetos ilícitos em poder dos investigados, para auxiliar na investigação.
Durante a operação, um alvo foi preso em flagrante com uma arma de fogo calibre 32, e dois outros alvos foram detidos com mercadorias oriundas do exterior, sem as devidas comprovações de ingresso no país – os produtos foram encaminhados à Receita Federal.
Denúncias – O Núcleo Regional do Gaeco em Foz do Iguaçu recebe informações e denúncias pelo telefone (45) 3308-1344 e pelo e-mail gaeco.foz@mppr.mp.br.