No ano passado, a campanha era voltada apenas para as escolas do município. Agora as entidades sociais podem participar e a inscrição é por meio do formulário eletrônico: https://forms.gle/aaveFb5w2QyW1QaMA . Com o tema: “Saúde Única – Pessoas, Animais e Meio Ambiente”, a gincana vai distribuir R$ 300 mil para as dez instituições vencedoras.
A Gincana é uma ação cultural e educativa de mobilização social, sem fins lucrativos, com o objetivo de conscientizar e mobilizar ações práticas e educativas, promovendo saúde única. A iniciativa reúne a Itaipu Binacional, o GT Saúde e o Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Quem pode se inscrever?
Podem participar instituições sem fins lucrativos que atendam crianças de 8 a 11 anos de idade. Todas as entidades inscritas receberão exemplares de uma cartilha elaborada pelo GT-Saúde. Na cartilha é abordado sobre o método Wolbachia, que está sendo implantado em Foz do Iguaçu. A ação consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti que receberam a bactéria Wolbachia, que impede a transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya.
A mudança do público-alvo da gincana, antes voltada para escolas e agora com foco nas entidades assistenciais, é para ampliar o leque de oportunidades a outras instituições, assim como otimizar recursos. A temática da dengue será trabalhada com as escolas municipais no projeto “Educação para Saúde e Sustentabilidade: combate ao mosquito Aedes aegypti”, proposto pelo PTI em parceria com a Itaipu Binacional.
Premiação
Os 10 projetos sociais que desenvolverem as melhores iniciativas e obtiverem a maior pontuação, seguindo os temas da Cartilha de Saúde Única, receberão como premiação até R$ 50 mil. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gtsaude@hmcc.com.br, telefone 45 3576-8000 ou WhatsApp (45) 99905-8593, com Bruna.