Em visita no Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou em Paris, o governador, Carlos Massa Ratinho Junior, junto com o presidente do Centro Georges Pompidou, Laurent Le Bom, assinaram na manhã desta segunda-feira (06), o documento que dá prosseguimento à instalação de uma unidade do tradicional museu Pompidou em Foz do Iguaçu. O deputado de Foz do Iguaçu estadual Matheus Vermelho (PP), viajou para a França na comitiva a convite do governador Ratinho
Segundo o governador, o Estado do Paraná será o primeiro local da América Latina a receber uma “antena”, como são chamadas as unidades do centro ao redor do mundo. O projeto arquitetônico será custeado pela CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que cedeu um terreno nas imediações do terminal para a construção do espaço cultural. A ideia é que ele seja construído nas proximidades da entrada do Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas, e do Parque das Aves, duas das principais atrações turísticas da cidade, e que tenha um viés de brasilidade.
“Foz do Iguaçu é uma das cidades que mais recebem turistas estrangeiros no País, um dos principais pontos turísticos do Brasil e que ganhou um prêmio recentemente como 5º destino mais buscado da América do Sul. Queremos que esse novo espaço cultural se some à nossa rede de museus, que já conta com o Museu Oscar Niemeyer, e seja um atrativo a mais para a cidade e o Paraná, potencializando ainda mais a nossa indústria cultural e turística”, afirmou Ratinho.
O deputado Matheus Vermelho, atual presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), disse que é um marco histórico para a cidade e todo o estado.
“Este é um marco histórico não apenas para Foz do Iguaçu, mas para todo o estado do Paraná. A instalação do Centro Georges Pompidou representa não só um impulso para o turismo e a cultura, mas também um reconhecimento da riqueza e diversidade artística brasileira. Estamos construindo pontes entre diferentes culturas e criando oportunidades para o desenvolvimento sustentável da nossa região”, disse o parlamentar.Parte superior do formulário
A reunião contou com a participação de Julie Narbey, diretora-geral da instituição, e Gaëlle de Medeiros, diretora de Desenvolvimento Econômico e Internacional da entidade que administra o museu. Participaram do encontro, ainda, a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o secretário de Planejamento, Guto Silva, o deputado estadual Matheus Vermelho, a diretora Jurídica da CCR, Ana Maria Rovai, e a gerente executiva de Relações Institucionais e Comunicação da CCR, Josy Tibério.
POMPIDOU
Mais do que um museu de arte, o Centro Georges Pompidou de Paris é um complexo cultural efervescente que abriga biblioteca, ateliê de escultura, cinema, dança e centro de música e estudos acústicos. Ele foi inaugurado em 1977 e é um dos locais de encontro mais procurados por parisienses e visitantes. Além da sede francesa, o Pompidou possui “antenas”, como são chamadas suas unidades, na Bélgica, Espanha e China.
VIAGEM INTERNACIONAL
Desde domingo (05), a convite do governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, o deputado estadual Matheus Vermelho (PP) está acompanhando a comitiva em uma viagem internacional com duração de duas semanas, visando fortalecer os laços comerciais e atrair investimentos para o Paraná.
Organizada pela Invest Paraná, agência de prospecção de investimentos vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, a viagem contempla quatro países: França, Polônia, Estados Unidos e Canadá. O objetivo principal é explorar oportunidades de negócios, estabelecer parcerias estratégicas e atrair investimentos para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado.
Com informações AEN