A empresa Multilog apresentou nesta quinta -feira (02), o projeto de construção do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu. As obras devem começar ainda nesse primeiro semestre. A nova unidade alfandegada será instalada às margens da BR-277, em uma área de 550 mil m2, situada fora da área urbana, o novo porto terá fácil acesso à Perimetral Leste e uma ligação direta com a nova Ponte da Integração.
A localização do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu foi planejada para direcionar a grande circulação de caminhões e o escoamento das cargas para fora da área urbana, eliminando o congestionamento que se forma atualmente nas principais avenidas da cidade. “A localização do terreno vai facilitar a circulação dos caminhões que irão operar no novo porto seco, trazendo melhorias aos caminhoneiros e à toda população da cidade”, explica o presidente da Multilog.
Investimentos – O novo Porto Seco terá investimentos totais de mais de R$ 500 milhões em duas fases, dos quais R$ 240 milhões já na primeira fase, que inclui a área de pátio de 197 mil m2 destinada aos caminhões. O empreendimento deve gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos.
O governador Ratinho Junior destacou que o lançamento do empreendimento é um momento histórico para alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico da região, do Estado e dos países da tríplice fronteira e transformar o Paraná no maior hub logístico da América do Sul. “Temos uma posição geográfica privilegiada, mas era necessário dar um salto de qualidade para sermos um centro logístico”, afirmou o governador Ratinho Junior, ao destacar os recursos de R$ 300 milhões que o estado do Paraná está investindo em infraestrutura e a importância do investimento privado, como o da Multilog.
“Estamos muito satisfeitos com a construção e futura operação do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu. Este empreendimento consolidará Foz do Iguaçu como o maior porto seco da América Latina e um dos maiores do mundo, e trará uma nova realidade para o transporte de cargas e o comércio exterior da região”, afirmou Djalma Vilela, presidente da Multilog.
Em relação à área de armazenagem e vistoria, são 7,2 mil m2 de área coberta fechada, incluindo mais de 600 m2 de câmara fria, com três docas exclusivas para o armazenamento de produtos que necessitam de temperaturas controladas.
A estrutura contará com equipamentos modernos, incluindo balanças de elevada precisão, além de scanner. Em termos de segurança, serão instaladas câmeras avançadas para vigilância interna e externa. Serão quatro gates de entrada de veículos e dois de saída, com uma entrada e saída para cargas especiais com altura e largura excedentes. Os acessos terão sistemas de pesagem e identificação de veículos totalmente automatizados.
O complexo contará ainda com uma área de 1,9 mil m2 destinada aos motoristas, dividida em oito espaços distintos, sendo sete deles internos ao porto seco, e um externo, localizado no bolsão de acesso. Os espaços vão contar com sanitários e áreas para descanso e permanência.
O atual Porto Seco de Foz do Iguaçu, o maior da América Latina em termos de movimentações de cargas terrestres, também é operado pela Multilog desde 2016. Movimentou em 2022 mais de US$ 6,5 bilhões em cargas transportadas por 201,2 mil caminhões, segundo a RFB. As movimentações de carga serão impulsionadas a partir de 2025 com a nova infraestrutura.