A Multilog Logística apresenta, nesta quinta-feira (02), o projeto do novo porto seco de Foz do Iguaçu, o maior da América Latina em movimentação de cargas. A empresa, que já é responsável pela operação da estação aduaneira no lado brasileiro da Tríplice Fronteira com Argentina e Paraguai, vai instalar a estrutura em uma área de 550 mil metros quadrados próximo à BR-277, próximo ao limite do município com Santa Terezinha de Itaipu. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 500 milhões a obra deve estar concluída até a segunda metade de 2025.
A estrutura, terá capacidade para receber até 2 mil caminhões por dia, mais que o dobro do atual porto seco. Cerca de 30% das obras serão custeadas com caixa da empresa e o restante por meio de debêntures, informou a Multilog durante o processo licitatório.
O local escolhido para a instalação do novo porto seco fica nas proximidades da região conhecida como Baixada do Leão, na BR-277. Nesta área, à direita da rodovia no sentido Santa Terezinha/Foz do Iguaçu, há um local com uma obra inacabada, que pertence à prefeitura municipal. Entretanto, a empresa adquiriu outras propriedades no entorno do espaço para tornar o projeto viável.
Em detalhes, o novo porto terá 4,2 mil metros quadrados de área coberta fechada, incluindo mais de 600 metros quadrados de câmara fria. Para a segurança, serão instaladas 500 câmeras de monitoramento e aparelhos de escâner, que ajudarão a controlar o fluxo de pessoas e veículos. A Multilog terá a permissão para a prestação de serviços públicos de movimentação e armazenagem por 25 anos.
Em detalhes, o novo porto terá 4,2 mil metros quadrados de área coberta fechada, incluindo mais de 600 metros quadrados de câmara fria. Para a segurança, serão instaladas 500 câmeras de monitoramento e aparelhos de escâner, que ajudarão a controlar o fluxo de pessoas e veículos. A Multilog terá a permissão para a prestação de serviços públicos de movimentação e armazenagem por 25 anos.