O ônibus, vindo de Ponta Grossa, foi apreendido no último dia 30 de março, no posto da Polícia Rodoviária Federal, em Santa Terezinha de Itaipu, quando voltava para cidade de origem. O veículo foi encaminhado para a sede da Receita Federal e agendada a deslacração, que aconteceu nessa terça-feira (30).
Durante o procedimento de fiscalização, foram descobertos compartimentos ocultos, localizados atrás da cama do motorista. Dentro desses compartimentos, foram encontrados medicamentos, sendo a maioria testosterona e anabolizantes, de diversas marcas. Alguns fardos eram somente comprimidos e outros injetáveis. O valor total das mercadorias apreendidas é de R$ 170.200,00, consistindo em um total de 1639 itens.
Caso o proprietário ou o motorista do ônibus sejam indiciados em inquérito policial pelo transporte ilegal dos medicamentos, e forem condenados, a pena de reclusão poderá ser de 10 a 15 anos de acordo com Artigo 273, parágrafo 1º, do Código Penal.
Medicamentos proibidos, como os encontrados nesta operação, podem causar danos sérios à saúde dos consumidores, razão pela qual sua comercialização e importação são estritamente regulamentadas e proibidas.