Faltando dois meses para o jubileu do centenário da matriz São João Batista de Foz do Iguaçu, que completa 100 anos no dia 24 de junho, o padre Willian Alves, pároco da igreja, com o Conselho Econômico da paróquia, estão programando uma série de iniciativas para marcar a data. Toda a parte externa da igreja será enfeitada.
Durante o período dos festejos haverá um city tour para levar turistas até o local, que se transformou num ponto religioso, turístico e cultural, com artes sacras em toda a construção, contando a história do nascimento até a ressurreição de Jesus Cristo, incluindo novos vitrais e, logo mais, novas portas com a imagem de São João Batista.
A programação contemplará uma parte religiosa, com Novena das Talhas, e outra festiva, como a tradicional festa de São João Batista, padroeiro de Foz do Iguaçu e da Diocese de Foz. Haverá uma ação entre amigos para sortear um carro polo e outros 15 prêmios. É a primeira vez que a paróquia sorteia um veículo.
Também haverá venda de souvenires, como camisetas, bonés, canecas e muito mais. Um terço estilizado com edição limitada também será vendido para a ocasião. A Novena das Talhas, a segunda da igreja, acontecerá entre 15 de junho e 21 de junho. Serão dias de muitas orações. Na sexta-feira, 21, começa a festa de São João Batista.
O padre Willian pede mais uma vez o apoio do empresariado, que sempre tem atendido o chamado da igreja, e também dos movimentos, das pastorais e de toda a comunidade para mais essa força-tarefa de conseguir patrocínio e vender a rifa. Toda a arrecadação será revertida para a conclusão do projeto do Corpo de Bombeiros e das artes sacras, que estão quase prontas.
Programação
Uma das novidades deste ano é a contratação de bandas para tocarem músicas diversas nos três dias de festa de São João Batista, com início sempre depois da missa e com duração de aproximadamente três horas. Haverá também dança de quadrilha.
No domingo, 23, haverá distribuição de bolo com medalhas de São João Batista. No dia 24, uma segunda-feira, feriado, uma carreata percorrerá as ruas de Foz do Iguaçu levando a imagem do santo. Autoridades e padres que já passaram pela paróquia serão convidados para comemorar a data.
“Será uma grande celebração para toda a comunidade”, diz padre Willian, que está bastante empolgado com as benfeitorias da igreja e do aumento de fiéis na congregação. “Esse avanço é resultado da graça de Deus e do empenho de várias pessoas da igreja e também de fora”, agradece.
O pároco aproveita para convidar todos a participar da programação do jubileu. “Teremos uma celebração espiritual e festiva para toda a família. Com certeza, todos irão gostar.”