O transporte feito com embarcações foi suspenso no começo dessa semana, devido à baixa no nível do Rio Paraná, na Tríplice Fronteira. Apesar das restrições, o porto não está fechado, informou a Prefeitura de Porto Iguaçu, ao LaVozDeCataratas. Com base em dados da Direção Nacional de Meteorologia e Hidrologia, o rio Paraná estava com um nível entre 6 e 7 metros, mas na última segunda-feira (08), baixou consideravelmente, mantendo-se nos 4,65 metros.
A empresa Intercom, que opera o transporte de pessoas e mercadorias entre Presidente Franco (PY) e Porto Iguaçu (AR), anunciou a suspensão do serviço, que deve permanecer em vigor até que o Rio Paraná atinja o nível adequado à navegação.
A empresa também recomendou aos usuários, que fiquem atentos aos comunicados oficiais para saber quando o serviço será retomado. Por enquanto, a Ponte da Amizade é a única opção disponível para cruzar a fronteira entre Presidente Franco e Porto Iguaçu
De acordo com a previsão hidrológica da Itaipu, o nível do Rio Paraná deverá subir cerca de dois metros nos próximos dias. A altura do rio, na Tríplice Fronteira é, em grande parte, influenciada pela vazão de água liberada pela barragem da usina.