Ponto de Atendimento da Receita Federal na sede da Acifi vira motivo de reclamação

Quando foi instalado o Ponto de Atendimento Virtual (PAV), um serviço da Receita Federal, na Casa do Empreendedor, na sede da Acifi, a promessa era facilitar a vida dos contribuintes, mas nos últimos dias virou motivo de reclamação. Ouvintes entraram em contato com a produção da Rádio Cultura, para falar da demora no atendimento. Na manhã dessa terça-feira (09), pelo menos 50 pessoas aguardavam na fila. Durante o Jornal da Cultura, falamos com o chefe da Central do Empreendedor, Leandro Côrrea.

“Esse serviço veio depois da parceria entre a Receita Federal e a prefeitura, visando descentralizar o atendimento dos Centros de Atendimento ao Contribuinte (CAC), que era oferecido na forma presencial pela Receita Federal, na Avenida Paraná. Assinado no dia 16 de novembro do ano passado, o serviço do PAV é para auxiliar principalmente aquelas pessoas que não tem acesso à internet, um telefone celular e o conhecimento necessário para gerar um processo digital. Ele é bem mais complexo do que a gente imaginava. A realidade de Foz do Iguaçu é bem diferente de outros pequenos municípios onde o PAV foi instalado. Também precisamos esclarecer que não são todos os serviços da Receita Federal oferecidos aqui. São apenas 12 serviços que a gente atende aqui. Geramos o processo e enviamos para a receita. Foi uma experiência traumática, bem difícil de fazer o atendimento”, disse Leandro.

Alem dos servidores da prefeitura, desde o começo desse mês o PAV conta com o reforço de duas servidoras da Receita Federal. Os principais serviços disponibilizados são: cadastros de CPF, CNPJ, imóvel rural, obras e CAEPF; emissão de documentos de arrecadação como DARF, GPS e DAS; autoatendimento orientado; cópia de declaração; protocolo de documentos e consulta de pendência fiscal.

O delegado da Alfândega da Receita Federal, Paulo Bini, disse que, “a grande maioria ( 95%), é de estrangeiros em busca de CPF, em geral para ter acesso ao nosso SUS. Quase todos os serviços são resolvidos pelo portal e-cac. Os atendimentos presenciais são por agendamento, com as exceções legais. Em junho abriremos mais um ponto de atendimento. Não existe mais CAC. Todo atendimento hoje é virtual e orientativo”, disse Bini.

 

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