O pianista João Vasco criou obras que misturam recital e piano, traduzindo em música a essência de cada obra literária. O ator Ivo Canelas interpreta os poemas e é responsável pela direção artística do espetáculo.
Sinédoque é o primeiro concerto integralmente criado com obras inéditas para piano e recitante, com poesia e música portuguesa. Quem procura programação no domingo de Páscoa, a boa pedida é escutar belas poesias ao som de notas e acordes musicais.
O projeto tem produção de Fabrício Chianello e foi panejado para itinerância nacional e internacional, descentralizando e democratizando o acesso do público ao gênero poético, tendencialmente pouco apresentado em palcos de teatro ou salas de concerto.
A seleção de poemas que reunimos em Sinédoque representa essencialmente o modernismo e o pós-modernismo português – Ruy Belo, António Ramos Rosa, Cruzeiro Seixas, Alexandre O’Neill, e também a produção poética contemporânea – Margarida Vale de Gato. É, porém, um formato aberto pelo que admitimos a inserção de novos poemas, desde que com a antecedência necessária para a criação da respectiva composição musical.
O espetáculo não prevê nova roupagem dos poemas, mas sim, a sua desconstrução e extrapolação com ousadia, humor, surpresa, profundidade, sempre com absoluto respeito pela obra poética original.
“Queremos que a poesia esteja na rua, mas também nos palcos, nos olhos e ouvidos de todos”, expressou Chianello.