Durante fiscalização de rotina, o carro foi abordado por servidores da Receita Federal, na Ponte da Amizade. Na vistoria, foram encontrados cinco aparelhos de optometria no porta-malas. De acordo com a Receita Federal, cada aparelho está avaliado em R$ 30 mil.
Tendo em vista a gravidade da situação, os equipamentos foram recolhidos e encaminhadas para a sala de Declaração de Importação (DI), para a devida análise e registro. O veículo utilizado para o transporte foi encaminhado ao pátio da Receita Federal para os procedimentos administrativos cabíveis. Apenas o motorista estava no carro, que não fez nenhuma declaração e foi liberado.
Os aparelhos de optometria, usados para exames de visão, são considerados contrabandeados devido à presença ilegal e não declarada. Esse tipo de atividade viola as normas regulatórias estabelecidas para a importação e comercialização de dispositivos médicos, colocando em risco a saúde e segurança dos consumidores, já que podem não atender aos padrões de qualidade e segurança necessários.
Além disso, “o contrabando desses aparelhos prejudica a indústria local e legalmente estabelecida, que segue as regras comerciais e contribui para a economia do país através do pagamento de impostos e geração de empregos”, diz a nota da Receita Federal.