Só com a chegada do guincho foi possível retirar a retroescavadeira atolada no lago do Parque Monjolo. O equipamento veio de Cascavel e, antes de içar a máquina, foi necessário preparar a área para não acontecer nenhum dano ao meio ambiente. O incidente, segundo o Secretário de Obras, Cesar Furlan, aconteceu durante os trabalhos de limpeza no local, na semana do Dia Mundial da Água, principalmente para fazer a remoção de algas invasoras.
O operador da máquina já tinha feito a limpeza em um trecho e não percebeu que havia um afundamento na área e o equipamento acabou encalhado no lago do parque. Com auxílio de outra máquina, funcionários da prefeitura tentaram retirar o equipamento, mas como é muito pesado, só com um guincho seria possível puxar a máquina.
O secretário disse ainda, que a máquina está funcionando normalmente, foi higienizada e levada para o pátio da usina de asfalto e essa semana já deve entrar em operação para outros trabalhos. O custo final para executar o serviço com o guincho ficou em R$ 59 mil. A Secretaria do Meio Ambiente deve retomar a limpeza no local.