O dia 22 de março é simbolizado como o Dia Mundial da Água, data para sensibilização sobre a importância dos recursos hídricos e sua conservação. Marcando a data, a concessionária Urbia Cataratas, em parceria com ICMBio, promoveu uma operação de limpeza do Rio Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, com a retirada de resíduos da água.
A operação começou logo pela manhã e contou com barco formado pela equipe de ambientalistas do parque e voluntários. Foi percorrida a extensão da margem no Rio Iguaçu antes de chegar às quedas. Foram mais de cinco horas de trabalho recolhendo materiais como sacola plástica, garrafas de vidro, isopor, bola e pneu.
André Franzini, gerente de Sustentabilidade da concessionária, falou sobre a ação. “O objetivo é sensibilizar as pessoas em relação à importância da água. Quem não cuida dos resíduos adequadamente faz com que esse material chegue aos recursos hídricos e contamine as águas, inclusive as do parque. É importante condicionar de forma correta, para não contaminar o que é fonte de vida para o planeta todo.”
As Cataratas do Iguaçu são formadas integralmente pelo Rio Iguaçu, que tem nascentes próximas a Curitiba e corta toda a Região Oeste do Paraná. O rio sofre com o depósito indevido de resíduos poluentes, até mesmo lixo doméstico. A parte mais preservada em toda a extensão dele se encontra no Parque Nacional do Iguaçu, aponta pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica.
Apolônio Rodrigues, biólogo do Parque Nacional do Iguaçu, aponta a importância da ação. “O rio é uma veia importante do parque. Tudo que o rio traz de fora, água boa ou ruim, vai afetar diretamente. Fazemos esse trabalho para tirar uma amostra de tudo que passa aqui. Recolhemos esse lixo e mostramos para a comunidade que o que é feito fora do parque afeta a gente aqui.”
A concessionária Urbia Cataratas e o Parque Nacional do Iguaçu promovem ações de limpeza do Rio Iguaçu durante todo o ano, como o recolhimento de moedas quando a vazão das Cataratas do Iguaçu ficam em menor volume. A equipe da unidade trabalha para conscientização sobre a atitude prejudicial de jogar moedas na água.