Com a chegada da semana santa, Santa Terezinha de Itaipu está finalizando os preparativos para a 26ª edição da Feira do Peixe Vivo, que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de março, na Praça do Paço Municipal 3 de Maio. Nos três dias de evento, serão comercializados em torno de 15 a 20 toneladas de peixes entre as espécies de tilápia, carpa, pintado, bagre e filé de tilápia.
Os detalhes do evento, que já é tradição no município, foram definidos durante reuniões com entre representantes da prefeitura e os piscicultores que devem participar da feira.
“Estamos nos preparando para mais uma edição e esperamos superar as expectativas do ano passado. Afinal, a feira se tornou referência por reunir as famílias e contribuir para o incremento na renda dos piscicultores”, disse o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal.
Além da comercialização do peixe vivo e abatido, a programação da feira contará com brinquedos infláveis, praça de alimentação e música ao vivo todos os dias. No dia 26 de março, a feira tem início às 18h e segue até às 23h30. Nos dias 27 e 28, a programação segue das 9h às 23h30.
Em Foz do Iguaçu, o prazo para credenciamento de produtores foi aberto nesta quarta-feira (20) e segue até o dia 25, das 9h às 12h, na Secretaria de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário. Neste ano, o evento acontecerá dos dias 26 a 28 de março, das 10h às 22h, no Parque de Exposições e Eventos do CTG Charrua.
Os produtores interessados em participar da feira podem se credenciar a partir desta quarta-feira (20) para utilizar os espaços do local e venderem os pescados. As inscrições seguem até a próxima segunda-feira (25), das 9h às 12h, exclusivamente na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário. A unidade está situada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1288, Centro.
Para participar, os piscicultores precisam estar devidamente cadastrados no órgão de Defesa Estadual, a ADAPAR e possuírem a chancela do Serviço de Inspeção Municipal atualizada. Mais informações sobre as exigências para o credenciamento podem ser obtidas através do telefone: (45) 3521-9000.
Ao todo, Foz possui cerca de 60 produtores de peixe. De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), o município produz cerca de 400 toneladas de peixe por ano, o que representa uma circulação de R$6 milhões de reais.
Feira
A Feira vai oferecer os sabores das espécies mais cultivadas na cidade, que são a tilápia, o bagre, piapara, pacu, pintado, corimba e a carpa. Além de terem a oportunidade de comprar peixes abatidos e frescos, os consumidores poderão desfrutar de iguarias a base do alimento, como bolinhos e pastéis, além de produtos da agricultura familiar, como panificados, geléias, embutidos e orgânicos.