O Refúgio Biológico Bela Vista, mantido pela Itaipu, recebeu os dois gambás machos apreendidos pela Receita Federal na Ponte da Amizade, nessa terça-feira (12). De acordo com a equipe veterinária, os animais chegaram ao RBV bastante machucados. Um deles em estado gravíssimo, com trauma cranioencefálico e suspeita de hemorragia interna e o outro com lesões graves, inclusive na coluna, que impediam a locomoção.
Após avaliação da equipe veterinária e seguindo os protocolos médicos para os dois casos, a conclusão foi pela eutanásia, pois eles não teriam condições de serem devolvidos à natureza. Mesmo sob cuidados humanos em empreendimentos de fauna, as chances de sobrevida eram muito pequenas. A eutanásia seguiu os protocolos recomendados e com todo o cuidado para minimizar o sofrimento dos animais, informou o refúgio.
Sobre a apreensão.
Um paraguaio que tentava cruzar a Ponte da Amizade, foi preso durante fiscalização de rotina nesta terça-feira (12). Segundo a Receita Federal, ele trazia os dois gambás em gaiolas apropriadas para o transporte, mas os animais estavam bastante debilitados.
Ele foi preso em flagrante pelo crime de contrabando de animais silvestres e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
O Instituto Água e Terra do Paraná – IAT, recebeu os dois animais e, em seguida, foram levados para o Refúgio Biológico da Itaipu Binacional, onde receberiam os cuidados de especialistas, mas depois dos exames a decisão da equipe foi pela eutanásia.
Sobre a prisão.
No depoimento, na Polícia Federal, o paraguaio disse que estava trazendo os gambás para tratamento veterinário em Foz do Iguaçu, porque os dois animais tinham sido atropelados em um condomínio, em Ciudad del Este. Foi lavrado um Termo Circunstanciado e ele foi liberado.