A rede Wi-fi foi instalada pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI) e já está liberada para uso no Terminal de Transporte Urbano (TTU). Para acessar, basta localizar a rede “PMFI PUBLICO” e inserir a senha “cataratas2024”.
A implantação da rede Wi-fi tem como objetivo levar conectividade tanto para moradores como para turistas que utilizam o TTU diariamente. Com a internet gratuita, os usuários também poderão acessar com mais facilidade o aplicativo “Único Foztrans” para verificar os horários e itinerários dos ônibus, bem como para efetuar a recarga online do cartão do Transporte Coletivo.
“O Wi-Fi gratuito no TTU vai facilitar o acesso a informações essenciais do transporte coletivo, como horários e localização dos ônibus, além de possibilitar que as pessoas realizem suas tarefas enquanto aguardam o embarque. O objetivo é facilitar a vida dos moradores e das pessoas que visitam Foz do Iguaçu diariamente”, destacou o diretor superintendente do Foztrans, Fernando Maraninchi.
Disponibilizar o acesso gratuito à internet é indispensável, segundo o secretário da Tecnologia da Informação, Evandro Ferreira. “Nós temos o aplicativo para os usuários do transporte coletivo, mas não tínhamos uma conectividade pública no TTU para que eles pudessem acessar as informações. Agora, com o wi-fi gratuito, as pessoas poderão ficar conectadas durante todo o tempo que permanecerem no TTU”, afirmou.
Maria Eduarda de Brito, usuária do Transporte Coletivo, aprovou a inciativa. Segundo ela, a rede wi-fi É muito útil pois, além de consultar os horários de ônibus direto no aplicativo, será possível navegar pela internet enquanto espera o ônibus.
Já Iva Maria Batista aproveitou o wi-fi gratuito para baixar o aplicativo Único Foztrans. “É uma maravilha agora ter internet aqui no TTU, pois facilita a vida das pessoas que estão aqui esperando, já que hoje dependemos da internet para tudo”, disse ela.
Para orientar os usuários, placas informativas contendo login e senha do wi-fi foram instaladas no TTU.
Além dos moradores de Foz, a rede wi-fi também vai beneficiar os turistas que utilizam o TTU todos os dias. “Ter pontos de conectividade em locais públicosé um dos requisitos dos Destinos Turísticos Inteligentes. Muitos visitantes, principalmente os estrangeiros, dependem da rede wi-fi para acessar a internet”, destacou o secretário Evandro Ferreira.
Ele também afirmou que a SMTI tem um projeto para expandir a rede wi-fi para outros espaços públicos do município. “Além do TTU, vamos levar a conectividade wi-fipara10 praças públicas ainda no primeiro semestre. Esses locais também contarão com pontos para carregar o celular, iluminação led e videomonitoramento”, explicou. Os locais ainda estão sendo definidos.