A Polícia Nacional está fazendo fiscalizações no centro em Ciudad del Este, para identificar e retirar das ruas os “falsos guias”, acusados de enganar e agredir compradores estrangeiros. Diversas pessoas foram detidas e encaminhadas para a Delegacia de Polícia do Alto Paraná, onde foram ouvidas e liberadas.
O trabalho faz parte da campanha da prefeitura, chamada “Agressões Zero”, que busca eliminar a presença de criminosos, principalmente no centro comercial, onde estão concentrados grandes shoppings. Os supostos guias turísticos, mais conhecidos como “piranitas”, foram fiscalizados e pelo menos 10 deles foram levados à sede da polícia para melhor verificação.
“Este não é um problema novo e já foram realizadas outras campanhas para formalizar os verdadeiros guias turísticos e combater a criminalidade no centro da cidade. No entanto, apenas alguns concluíram o processo de formação exigido. As pessoas que circulam nas vias públicas do centro da cidade não estão autorizadas a trabalhar como guias”, disse a Secretaria Nacional de Turismo -SENATUR, Patrícia Cardona
Comerciantes formais criticam as autoridades locais, que não aplicam medidas eficientes para resolver o problema das falsos guias e da criminalidade na área comercial. Em 2021, foi promovida uma campanha, por causa das fraudes e roubos. Naquela época, cerca de 300 pessoas iniciaram o processo de formalização. No entanto, apenas 8 concluíram a formação, que envolveu cursos, palestras técnicas, primeiros socorros e conhecimentos turísticos.
No último sábado, uma mobilização foi realizada no centro comercial em Ciudad del Este. Convocada pelo prefeito Miguel Prieto, a manifestação reuniu centenas de pessoas. As faixas, escritas em espanhol e português, traziam alertas para turistas não caírem em golpes.