Com 65% da equipe formada de mulheres, o Sicoob Três Fronteiras fortalece ainda mais o protagonismo feminino com a constituição do Comitê Mulher. Significa mais presença nas instâncias de decisão da cooperativa financeira, capacitações e fomento aos negócios em que elas estão na direção.
São cerca de 20 integrantes, conectando mulheres de diferentes segmentos e experiências profissionais. O Comitê Mulher é aberto para novas participações de cooperadas. As interessadas podem obter informações com a gerência dos próprios pontos de atendimento, igualmente sobre a programação das atividades.
A agenda inclui palestras públicas, cursos, cafés e feiras de negócios, sempre voltados para as mulheres. O lançamento do comitê contemplou a abertura da linha de crédito Mulher Empreendedora, que dispõe de taxas exclusivas para fomentar a renda e a expansão de atividades de negócios formais ou não de mulheres.
A administradora Edna Rubio foi eleita a coordenadora do Comitê Mulher. “Nosso trabalho conjunto, entre todas e em rede, será compartilhar informações e conhecimentos, buscar o desenvolvimento de habilidades, estimular a liderança feminina e o crescimento profissional e dos empreendimentos de mulheres”, elencou.
Ela explicou que a iniciativa valoriza as associadas e difunde os valores e a cultura do cooperativismo de crédito. “Convidamos todas para participar do Comitê Mulher, uma experiência que tem no DNA o pioneirismo e o comprometimento do Sicoob com a comunidade, e que amplia a participação das mulheres nas decisões”, reforçou Edna.
Mulheres são maioria
Presente no Paraná e Rio Grande do Sul, o Sicoob Três Fronteiras fomenta a equidade nas ações cotidianas. É por isso que as mulheres representam 65% da equipe profissional, o que inclui cargos de gerência e em áreas gestoras estratégicas. Na cooperativa, recebem apoio, treinamento e estímulo para o crescimento e a ascensão interna.
“As mulheres trazem novas perspectivas e um conjunto de habilidades diferenciadas para o mundo corporativo, que estão contribuindo para o sucesso da cooperativa e para a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e produtivo”, salientou a gestora de Recursos Humanos, Simone Muller Goin. “Temos a responsabilidade em promover a equidade de gênero em todas as esferas da cooperativa”, finalizou.
Além de espaço para as potencialidades das cooperadas, o comitê contribui para o desenvolvimento no território, apontou Wilson Serrano, que representa a função de pessoa de apoio estratégico (PAE) do Comitê Mulher. “Abre oportunidades, por exemplo, para desafios locais baseados no diagnóstico das necessidades, buscando soluções”, pontuou.
Crédito para empreendedoras
Para celebrar a criação do Comitê Mulher, o Sicoob lançou a linha de crédito Mulher Empreendedora, destinada às microempreendedoras individuais (MEIs) ou autônomas (sem formalização) com faturamento de até R$ 360 mil ao ano. O dinheiro deve ser usado para ampliar e modernizar os empreendimentos.
Os recursos para empresas de mulheres e pessoas físicas podem ser utilizados em obras, reformas e aquisições de maquinário, equipamentos e mobiliário. Também é destinado ao capital de giro para formação de estoques ou manutenção dos empreendimentos. As interessadas no crédito podem procurar mais informações nas agências do Sicoob.